Após tirar um ano sabático da agenda de shows, Lulu Santos volta aos palcos em abril com a turnê “Canta Lulu”, que começou a ser ensaiada nesta semana. Será um show totalmente novo, com o melhor de seu repertório e seis músicas do álbum “Baby Baby” (com regravações de Rita Lee). Para esse projeto, o técnico do “The Voice Brasil” fechou uma parceria inédita no país com a Live Nation Entertainment, empresa líder mundial de entretenimento ao vivo. É a primeira turnê nacional da Live Nation Latina. O diretor e vice-presidente sênior de aquisição de talentos da empresa, Alexandre Faria, não descarta a possibilidade de levar o show para fora do país, com datas nos Estados Unidos, em Portugal e na Espanha. “Lulu é muito importante na música brasileira. A trajetória da Live Nation no Brasil não poderia começar melhor. A gente está muito feliz de começar com Lulu Santos”, diz o empresário em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro.
Por enquanto, as primeiras datas são essas:
07 de abril – Rio de Janeiro (Vivo Rio)
21 de abril – Porto Alegre (Pepsi On Stage)
22 de abril – Florianópolis (P12)
05 de maio – São Paulo (Espaço das Américas)
Lulu Santos com o empresário e os representantes da Live Nation e da Universal Music
Os ingressos serão colocados à venda a partir das 10h da manhã de quinta (18/1) nos sites www.lulusantos.com.br e www.eventim.com.br. A antecedência tem explicação: “é para dar tempo das pessoas parcelarem, botarem no cartão”, brinca o cantor, no alto de seus 45 anos de carreira. Com mais de dez milhões de álbuns vendidos, ele não se assusta com a crise econômica (que dá sinais de melhora) ou com a mudança do mercado – agora ditado pelo streaming. “O ‘Baby Baby’ é meu 26º disco. Os Beatles fizeram oito. Quando você é autor e tem 350 músicas gravadas, você monetiza isso. A obra é o patrimônio”, pondera o artista, “quem tem algum poder de compra, na crise, vai deixar de comprar a casa, o carro, a geladeira, o que é mais caro, mas não vai deixar de sustentar a alma, e música é o pão da alma. As pessoas continuam indo aos shows”.
Além disso, a turnê está bem amparada. São três grandes empresas unidas no projeto: a Live Nation, a Universal Music (com a GTS, divisão global de agenciamento artístico e produção de eventos) e a Avante Música/Los Santos, que representa o artista. “A Universal Music é hoje uma empresa de conteúdo de mídia e entretenimento. Costumo brincar que hoje em dia não é mais a gravadora que grava. Não temos mais um estúdio dentro da gravadora”, diz Paulo Lima, presidente da empresa no Brasil, “a gente cria e lança a primeira turnê de um grande artista da Universal Music agora com o Lulu. É um modelo de negócios novo, que a gente inicia hoje. É o primeiro passo dado e tinha que ser um ícone como Lulu Santos”.
O SHOW
A turnê ainda está sendo confeccionada. Segundo Lulu, o ponto de partida é resgatar a sonoridade original de seu repertório – depois de muitas experiências com arranjos eletrônicos. Ele quer algo mais enxuto, inclusive com uma banda menor, cortando de oito para quatro o número de instrumentistas. A setlist deverá ter 27 músicas e o cantor sabe exatamente o que quer cantar. “Eu sei as músicas que vou tirar e as que vou colocar de volta. Tem dez anos que eu não canto ‘Tudo com Você’. Eu tô com saudade de tocá-la”, adianta. A previsão é que cada show dure de 1h45 a 2h. A cenografia ficará a cargo de Karen Araújo – a mesma do “Acústico MTV II” e do “Toca+Lulu”. Os figurinos serão de designers alternativos.
O retorno, em grande estilo, tem um gostinho especial. Lulu acredita que foi importante dar uma pausa na agenda em 2017. “Eu fiquei um ano sem pegar avião. Hoje, você pegar avião significa pegar um ônibus para pegar o avião para depois pegar outro ônibus, um carro… A malha aérea cada vez mais destroçada torna nosso trabalho de viajante mais difícil, sobretudo no Rio de Janeiro. Mas a pausa me deu um pouco de perspectiva também – de quem eu sou além do artista. O que mais eu gosto de fazer na vida? Como toco minha vida além da obrigação e do trabalho que faço pro meu sustento?”, conta, “agora estou animado para esse novo show. Alinhar qualidade e conforto é o sonho de qualquer artista”.
