Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito Presidente do Brasil neste domingo (30). O petista recebeu 50,89% dos votos válidos no segundo turno e, por isso, foi eleito para o cargo. Lula também entrou para a história como o primeiro político a vencer três vezes as eleições para a presidência da República.
Lula foi eleito pela primeira vez em 2002, há 20 anos, derrotando o candidato do PSDB, José Serra, no segundo turno. Em 2006, o petista foi reeleito à presidência da república, desta vez, contra Geraldo Alckmin, que atualmente é seu vice-presidente. A disputa também foi decidida no 2° turno.
Em contrapartida, Jair Messias Bolsonaro (PL)é o primeiro presidente a não ser reeleito para o segundo mandato.
Em uma disputa apertada no segundo turno, o então presidente eleito, Lula, recebeu 50,89% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro obteve 49,11%.
O candidato petista teve a maior parte dos votos concentrada no norte e nordeste. No centro-oeste, Jair Bolsonaro (PL) teve a melhor, totalizando 49,18%. No sul e no sudeste, os dois políticos dividiram os votos.
Neste ano, o Brasil teve cerca de 156.454.011 mil eleitores no primeiro turno, um acréscimo de mais de 6% se comparado às ultimas eleições, em 2018. No entanto, apenas 118.229.719 milhões de votos foram validados, já que houveram mais de 31 milhões de abstenções.
Aconteceu na noite desta quarta-feira (27) a pré-estreia de “Belo, Perto Demais da Luz”, série biográfica que promete revisitar a trajetória pessoal e profissional...