Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito Presidente do Brasil neste domingo (30). O petista recebeu 50,89% dos votos válidos no segundo turno e, por isso, foi eleito para o cargo. Lula também entrou para a história como o primeiro político a vencer três vezes as eleições para a presidência da República.
LEIA MAIS:
- DEU PT! Artistas celebram vitória de Lula à presidência do Brasil!
- Eleições 2022: Lula vence e é eleito o novo presidente do Brasil
- Em resposta a Eduardo Bolsonaro, Anitta desmente troca de voto e pede providências em relação à PRF
Lula foi eleito pela primeira vez em 2002, há 20 anos, derrotando o candidato do PSDB, José Serra, no segundo turno. Em 2006, o petista foi reeleito à presidência da república, desta vez, contra Geraldo Alckmin, que atualmente é seu vice-presidente. A disputa também foi decidida no 2° turno.
Em contrapartida, Jair Messias Bolsonaro (PL) é o primeiro presidente a não ser reeleito para o segundo mandato.
Em uma disputa apertada no segundo turno, o então presidente eleito, Lula, recebeu 50,89% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro obteve 49,11%.
LEIA MAIS:
- YouTuber de “As Panteras do Lula” lança nova paródia contra Bolsonaro
- Criador de “Watchmen” e “V de Vingança”, Alan Moore pede votos para Lula
- Fã-sites criam movimento pró-Lula após ‘exposed’ no Twitter; entenda!
O candidato petista teve a maior parte dos votos concentrada no norte e nordeste. No centro-oeste, Jair Bolsonaro (PL) teve a melhor, totalizando 49,18%. No sul e no sudeste, os dois políticos dividiram os votos.
Neste ano, o Brasil teve cerca de 156.454.011 mil eleitores no primeiro turno, um acréscimo de mais de 6% se comparado às ultimas eleições, em 2018. No entanto, apenas 118.229.719 milhões de votos foram validados, já que houveram mais de 31 milhões de abstenções.