O governo federal recebeu, entre os dias 12 e 13 de junho, a Construção Nacional de Cultura Hip-Hop para conexões a respeito de projetos sociais, com o objetivo de fomentar uma articulação inédita em busca do reconhecimento da cultura no Brasil.
LEIA MAIS:
- Gugu GR6 lança selo com foco em novos talentos do Trap e Funk
- Saiba quem ganhou o título de ‘Trapper do Ano de 2022’
- Após declaração de Filipe Ret, BK’ diz concordar que é o melhor rapper da atualidade
- Quais os 3 melhores rappers do Brasil? Cabelinho, Tasha & Tracie e Teto respondem
Segundo reportagem assinada por Felipe Mascari e publicada no RapMais, os membros do movimento apresentaram um dossiê ao governo brasileiro e fizeram um pedido para que o país fosse o primeiro do mundo a ter um decreto presidencial de reconhecimento da cultura Hip Hop.
Rafa Rafauagi, membro presente na reunião, afirmou ao site que há uma previsão de que o decreto presidencial seja assinado pelo Presidente Lula no dia 11 de agosto na presença de representantes do movimento. De acordo com Rafauagi, após o decreto, o projeto deverá se tornar uma Lei Federal a depender de uma tramitação no Legislativo.
“O decreto legitima as pautas do movimento e, com a assinatura do Lula, ele vai criar uma lei em prol do Hip Hop. A partir disso, vamos criar uma relação institucional do movimento cultura com o Estado brasileiro. Portanto, o decreto vai sanar uma questão urgente de reconhecer a cultura e também fomentar e contribuir com a manutenção do hip hop nas periferias”, disse Rafa Rafauagi em entrevista ao RapMais .
Com o objetivo de internacionalizar a luta do movimento Hip Hop, representantes da cultura elaboraram um dossiê que será entregue ao presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Antônio Grass Peixoto, em agosto. O documento solicita o reconhecimento do Hip Hop como patrimônio imaterial do Brasil.
Segundo Rafuagi, o movimento está em contato com representantes da Unesco, os quais reconhecem os esforços da corrente brasileira pela Construção Nacional de Cultura Hip Hop. Além disso, eles desejam apresentar essa pauta a outros países com o objetivo de tornar a cultura hip-hop um patrimônio mundial da humanidade no futuro.