Nesta sexta-feira (17), durante o seu encontro com o setor cultural de Alagoas, em Maceió, o ex-presidente Lula discursou sobre a importância da cultura no país. Ao longo da apresentação, Luiz Inácio se mostrou um grande fã de “Pantanal” e citou Maria Bruaca, personagem vivida por Isabel Teixeira, enquanto falava sobre empoderamento feminino.
Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em “Pantanal” (Foto: TV Globo/Divulgação)
“Quando eu for falar de liberdade de mulher, eu vou falar que as pessoas têm que olhar a Bruaca. Não dá pra ser submissa como ela. Não dá! Mulher tem que levantar o pescoço e falar de igualdade de condições com o seu companheiro“, declarou o ex-presidente, afirmando que esposas não devem depender de seus maridos e nem se casar por conta disso. Veja:
Em “Pantanal“, Maria Bruaca é casada com Tenório (Murilo Benício) e vive uma vida de dona de casa. Além de ser responsável por lavar a roupa, deixar a casa arrumada e preparar todas as refeições, a personagem ainda é maltratada pelo marido. Para completar, vive apenas em função de servir o fazendeiro.
Apesar de ser uma novela e as mulheres estarem cada mais independentes, ainda é uma realidade em muitos lares a dependência econômica de esposas. Ou seja, Lula acredita que todas as mulheres precisam ter a sua liberdade e o direito a sua individualidade. Assim como a Bruaca, que a cada capítulo de “Pantanal” tem conseguido se libertar do marido abusivo.
O TCU (Tribunal de Contas da União) atendeu o pedido do deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) para investigar o suposto uso irregular de dinheiro...