Luísa Sonza usou suas redes sociais, nesta segunda-feira (19), para divulgar uma longa mensagem comentando o processo de danos morais por injúria racial que está enfrentando na justiça. Nos últimos dias, os fãs da cantora cobraram um posicionamento dela sobre o caso.
LEIA MAIS:
- Com participação de Luísa Sonza, ‘Poesia Acústica 13’ ganha data de lançamento
- Rock in Rio: show em homenagem à edição de 1985 tem Luísa Sonza cantando Queen
- Whindersson sobre show de Luísa Sonza no Rock in Rio: “Orgulho”
- Luísa Sonza estreia “O Conto dos Dois Mundos” no Rock in Rio
Em sua carta, a artista disse que não comentou o assunto na última semana, quando aconteceu a última audiência, pois precisava de um tempo para “refletir, conversar com as pessoas e entender melhor algumas questões que achei que dominava, mas me dei conta que não“. A cantora ainda agradeceu os seus fãs pelas cobranças.
“Quero agradecer a vocês que, com razão, me cobraram, e dizer o quanto tudo isso foi importante para mim. Aprendi a ver, mais a fundo, a história por outra perspectiva e perceber a dor do outro. Me coloquei no lugar. E entendi que precisa ser sempre assim”, escreveu Sonza.
A dona do disco “Doce 22” ressaltou que entendeu a importância de todas as pessoas, inclusive aquelas aliadas as causas sociais, estudarem, buscarem conhecimento e “ainda mais empatia”. “Eu não tenho medo de colocar os meus privilégios, que reconheço que tenho, à disposição para chamar atenção pra essas questões sociais e tentar diminuir qualquer tipo de discriminação“, declarou Luísa.
O caso
Desde 2020, a advogada Isabel Macedo de Jesus move uma ação contra a cantora por conta de um episódio que aconteceu em uma pousada em Fernando de Noronha, em 2018.
A advogada relata que comemorava o seu aniversário no restaurante do local e, quando deixou a mesa, recebeu “um tapa” no braço e uma “ordem” de Luísa Sonza para que ela buscasse um copo de água. Segundo Isabel, ela pediu para que a cantora repetisse o que havia dito e, ao ouvir a ordem novamente, explicou que não era uma funcionária da pousada.
Isabel entrou com um processo de danos morais por injuria racial contra Luísa, pedindo uma indenização no valor de R$10 mil. Na época, Luísa negou as acusações. “Eu jamais teria esse tipo de atitude”, escreveu a cantora nas redes sociais quando o processo veio à tona. Anteriormente, a defesa da artista pediu o arquivamento do processo e solicitou que a autora fosse multada por “litigância de má-fé” e querer obter vantagens financeiras, além de “cinco minutos de fama“.
Em seu comunicado, porém, Sonza afirmou que pedirá uma reunião com uma audiência especial para “resolver amigavelmente o processo, acatando o valor pedido pela autora“.
Confira a mensagem completa de Luísa Sonza:
— LUÍSA SONZA (@luisasonza) September 20, 2022