Após um tempo afastada, Luísa Sonza retornou às redes sociais para pedir desculpas e falar sobre o processo no qual foi acusa de racismo. Nos Stories do Instagram, a cantora postou um texto nos reconhecendo que seu gesto “traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural”, além de se retratar não só com a advogada Isabel Macedo de Jesusl, mulher que move a ação, mas também com todos que eventualmente se sentiram ofendidos com o ocorrido.
LEIA MAIS:
- Luisa Sonza comenta processo por racismo: “Me coloquei no lugar”
- “Poesia Acústica 13”, com Luísa Sonza e Xamã, é #1 no Spotify Brasil
- Luísa Sonza conquista 1ª indicação ao Grammy Latino por “DOCE 22”
Em nota, a cantora ainda negou ter se referido à Isabel como “mentirosa” em publicações feitas na época em que o processo teve início, em 2018. “Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção. Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural”, iniciou Sonza.
“Venho também registrar que, na publicação do dia 07/09/2020, não quis me referir à Sra. Isabel como mentirosa, como também a minha assessoria não teve tal intenção na publicação do dia 18/09/2020. Para que não haja qualquer dúvida, pontuo que as publicações não se referiam à pessoa da Sra. Isabel, que em nenhum momento quis notoriedade”, declarou Luísa.
— LUÍSA SONZA (@luisasonza) October 5, 2022
Na ocasião, Isabel fez uma denúncia contra a cantora após um episódio que teria ocorrido em setembro de 2018, em Fernando de Noronha. A advogada comemorava seu aniversário na mesma pousada que Sonza estava hospedada. A vítima alega que, ao passar pela artista, ela a confundiu com uma funcionária do local, pedindo para entregar a ela um copo com água.
“Ainda, considerando que o racismo estrutural impacta o psicológico de um indivíduo, entendo como importante esse passo para que haja a conscientização e reflexão não só minha, como da sociedade. Por fim, ratificando o que foi exposto acima, reitero meu pedido de desculpas à Sra. Isabel”, finalizou Luísa Sonza, onde de ir aos Stories falar sobre o ocorrido. Nos vídeos, ela falou de forma mais detalhada sobre seu posicionamento perante o processo e seus desdobramentos.
“Tudo sendo feito da maneira que eu acreditava ser correta. Eu não vinha sentido de vir aqui pedir uma desculpa a vocês só para me livrar de uma culpa. Seria uma hipocrisia. Depois que comecei a me aprofundar sobre o assunto eu entendi que esse processo não era sobre a indenização, era o desejo e o dever de ser ouvida de uma situação que acontece diariamente”.
— LUÍSA SONZA (@luisasonza) October 5, 2022
Por fim, Luísa Sonza estende deu pedido de desculpa e explica que conseguiu resolver a situação junto com a vítima. “Eu quis ouvir primeiro a Isabel e saber da forma correta de ser resolvida. Eu fiz de uma maneira com que ela se sentisse confrontável. Estou feliz de ter resolvido isso coma Isabel, de ela ter aceitado falar comigo. Agora me sinto pronta de pedir desculpas publicamente a Isabel e estender esse pedido à toda a comunidade preta que sofre com o racismo estrutural todos os dias”.