in ,

Luísa Sonza critica o Google após busca pelo termo “mulher-solteira”

A cantora é mais uma estrela da música a questionar as definições de palavras no serviço de busca.

Foto: Reprodução Instagram @LuisaSonza

Luísa Sonza é mais uma estrela da música a questionar as definições de palavras segundo o dicionário do Google. A cantora publicou em seu Instagram Stories o significado de “mulher-solteira” na busca e o resultado indignou a estrela: “prostituta, meretriz”.

“Mulher solteira segundo o Google o Brasil”, escreveu Luísa junto ao registro de imagem da busca.

Luísa Sonza questiona Google por definição de “mulher-solteira” / Foto: Reprodução Instagram @LuisaSonza

A busca pelo termo não foi a toa. A cantora quis provar novamente uma discrepância de tratamento entre homens e mulheres em uma mesma situação. A cantora, que recentemente assumiu um relacionamento com o Vitão, vem sendo atacada nas redes sociais.

“Cheguei à conclusão de que não importa o que eu venha falar aqui, não importa o quanto eu tente me defender, como eu já tentei todos esses anos. Eu me culpava também, não entendia por que comigo, o que eu tinha de errado”, disse ela recentemente em uma série de Instagram Stories em forma de desabafo lembrando que sempre foi alvo de duras críticas.

“Para mim, não interessa mais o que você está pensando, não interessa se você acha ou não alguma coisa de mim. Eu sei da minha verdade e não acho que tenho que falar e nem dar satisfação para vocês, nem me justificar, ainda mais por coisas que eu nunca fiz e nunca faria com um ser humano. Acho que vocês não merecem essa atenção, sabe? Vocês não merecem!”

Os rumores sobre Luísa e Vitão surgiram após a pré-divulgação da parceria que tem clima de pegação, “Flores”. Até então, os dois juntos, era uma estratégia para o anúncio da faixa que viralizou nas redes sociais e conseguiu um enorme impulsionamento no YouTube devido aos “haters”.O mutirão de “dislikes” no clipe ajudaram na soma de hoje 85 milhões de visualizações e da entrada da cantora em parada social da Billboard.

O Google entrou em contato com o POPline a respeito da pesquisa feita por Sonza:

“Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida e de fontes confiáveis. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros e especialistas em idiomas, neste caso da Oxford Languages. Embora não editemos ou removamos as definições fornecidas pelos parceiros, agradecemos as preocupações dos usuários e já transmitimos ao responsável pelo conteúdo. A Oxford Languages está trabalhando na revisão da definição neste momento.”

Uma nova era

Enquanto “Flores” ainda estava em alta, Luísa Sonza deu um novo passo musical. “TOMA”, com a parceria de Mc Zaac, foi lançada em seguida e se tornou a quarta música simultânea da cantora a aparecer no Top 50 do Spotify. “BRABA” e “Não Vai Embora”, também figuram no ranking.

E vem mais por aí. Luísa já disse que prepara “uma nova era” pós “Pandora” e que ela deve ser “tipo ‘Dirrty’ da Christina Aguilera“. “Acho que vai ser uma era muito mais ‘explicit’, tipo ‘Dirrty’ da Christina [Aguilera]. Mais ‘BRABA’. Menos ‘Pandorinha’, fofa. Vai ter muito mais imposição, uma Luísa um pouco mais velha já. Uma era mais ‘BRABA’”, a cantora disse em entrevista ao canal Foquinha no YouTube.

Paralelo à preparação desta nova era, Luísa mantém outro compromisso paralelo: no dia 26 de setembro ela, Luan Santana e Giulia Be tem uma live conjunta – e que deve vir com música inédita entre Luísa e Luan.

Anitta também criticou o Google

Anitta também reclamou publicamente por uma definição achada no Google. Ela ficou surpresa ao descobrir o significado da palavra no dicionário da língua portuguesa. Pelo Instagram Stories, Anitta mostrou os significados das palavras “patrão” e “patroa”: “Patrão” é definido como “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregador”.

E patroa? Eis a surpresa. A versão feminina do substantivo é apresentada como “a mulher do patrão” ou “dona de casa”. Anitta não gostou e disse que a definição era “uma coisa chocante”.

Segundo o Google, a empresa “trabalha para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, neste caso da Oxford Languages”. “Não temos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros, mas reconhecemos a preocupação neste caso e vamos transmiti-la aos responsáveis pelo conteúdo”, disse em nota enviada ao POPline.