Nesta terça-feira (28), Ludmilla perdeu um processo judicial contra o apresentador Marcão do Povo por injúria racial. A ação foi movida após o acusado se referir à cantora como “macaca”, em 2017. Após a decisão divulgada por Rannieri Lopes, advogado do processado, fãs e admiradores da artista reagiram indignados e levantaram a tag #LudmillaMereceJustiça.
LEIA MAIS:
- Ludmilla estreia no Lollapalooza Brasil e pede streams para “Vilã”
- Ludmilla: “Vilã” está entre as melhores estreias da semana no Spotify Global
- Substituindo Drake, Skrillex transforma Lollapalooza 2023 em balada e convida Ludmilla
Tudo começou em 2017, quando Marcão do Povo, no programa A Hora da Venenosa da TV Record, usou o termo “macaca” ao ler uma notícia de que a cantora teria evitado tirar fotos com fãs. “É uma coisa que não dá para entender. Era pobre e macaca, pobre, mas pobre mesmo. Sempre falo, eu era pobre e macaco também”, disse o apresentador.
A repercussão foi grande e o apresentador foi demitido da emissora e atualmente segue trabalhando no SBT. Segundo o advogado de Marcão, a Justiça entendeu que comentário do apresentador não foi ofensivo e que ele teria utilizado um termo regional para se referir à estrela.
“O juiz entendeu que não teve dolo, não teve vontade, houve apenas um comentário jornalístico, que é resguardado pela constituição e o Marcão do Povo foi absolvido deste crime. Diante disso, abre para o Marcão agora a possibilidade de reparação e danos morais em face das pessoas que o denunciaram e divulgaram”, disse Rannieri.
Em nota, Ludmilla se pronunciou oficialmente sobre o caso e afirmou que irá recorrer da decisão judicial. “Ontem foi mais um dia difícil na vida de quem luta contra o preconceito. Surpreendentemente, mesmo após a utilização dos termos “pobre e macaca” contra mim, o Juízo da 3a Vara Criminal de Brasília entendeu que não houve, por parte do apresentador Marcão do Povo, a intenção de ofender (?!)”, iniciou.
“Pois eu digo: ofendeu sim e meus advogados estão preparando o recurso cabível. Como pode? Eu, quieta, na minha, do nada vem um racista me atacando em rede nacional. Não podemos descansar até que seja feita justiça. Não conheço este senhor e nunca troquei uma palavra com ele para receber qualquer insulto. Entendam de uma vez por todas: mesmo quando eu estou na cadeira de vítima dão um jeito de me sentar na de vilã”, completou a estrela.
Na internet, fãs e admiradores da cantora levantaram a hashtag #LudmillaMereceJutiça em apoio à cantora, bem como demostraram indignação com a decisão do poder judiciário ao absolver o apresentador Marcão do Povo.
Isso é um absurdo, o judiciário no Brasil é uma piada, um crime com provas sendo cometido e ser tratado como “comentário Jornalístico” envergonha a classe jornalista além de ferir todas pessoas Pretas!
LUDMILLA MERECE JUSTIÇA pic.twitter.com/pj2g13E21o
— Brunela – Vilã (@heyybruholi) March 28, 2023
ABSURDOOOO…justiça inocenta Marcão do Povo do crime de Racismo contra a Ludmilla. Ele chamou ela de “Pobre Macaca” se isso não é racismo o que é?!? Vergonha do nosso judiciário, vergonha. Mais um dia de luta para Lud,que vai recorrer da decisão.
LUDMILLA MERECE JUSTIÇA pic.twitter.com/iKhJ1qMFqm— Karla Rossana (@KarlaRossanaS) March 28, 2023
Acredite se quiser!
Apresentador racista do SBT, Marcão “do Povo” é inocentado após chamar a cantora Ludmilla de “pobre macaca”, durante um programa de televisão em 2017.
LUDMILLA MERECE JUSTIÇA pic.twitter.com/LQ9vpQOIuV— Me Conte Já! (@MeConteJa) March 28, 2023
Eu odeio esse país!
LUDMILLA MERECE JUSTIÇA pic.twitter.com/L57CvyOH8c
— Kássio Nunes ᶜʳᶠ ¹⁸⁹⁵✨️ (@kassionunes_) March 28, 2023
Isso aqui é inadmissível sério, Aquele homem simplesmente a chamou de “pobre e macaca”, e foi inocentado pela justificativa de que foi apenas um “Comentário jornalístico”???,
LUDMILLA MERECE JUSTIÇA pic.twitter.com/qyfc02mR4q
— grazi (@GraaaziTT) March 28, 2023
ISSO SÓ PODE SER SACANAGEM!!!! O judiciário brasileiro é uma piada mesmo, como que uma pessoa é racista e comete um ato racista com evidências que o cometeu é inocentada porque “não teve vontade, houve apenas um comentário jornalístico”
É UM ABSURDOLUDMILLA MERECE JUSTIÇA pic.twitter.com/OxXn23jo5H
— gabi (@bruludd) March 28, 2023
a certeza da impunidade de sempre
LUDMILLA MERECE JUSTIÇA https://t.co/5jK5hcYwYZ
— clb (@analuquerida) March 28, 2023