O ano de 2020 nos trouxe inúmeros lançamentos femininos de qualidade e que se destacaram entre as músicas mais ouvidas do Spotify Brasil, mas agora, com o ano chegando ao fim, podemos enxergar um novo movimento, que vai escanteando as mulheres e deixou apenas Ludmilla, Marília Mendonça e Maiara & Maraisa no Top 30.
É a ascensão de ritmos como sertanejo, piseiro, bragafunk e forró, conhecidos por serem dominados por artistas masculinos. Com isso, as mulheres, mesmo as de um desses gêneros citados, como Marília Mendonça, acabaram perdendo a força e cederam seus lugares de destaque no Spotify Brasil para artistas homens.
Neste domingo (29), por exemplo, quem lidera a parada de músicas mais ouvidas por usuários brasileiros no Spotify segue sendo “Recairei – Ao Vivo”, de Os Barões da Pisadinha, atual febre do piseiro. Para se ter uma ideia, a primeira mulher aparece apenas na 15ª posição, na forma de “Quero Você do Jeito Que Quiser”, parceria de Marília Mendonça e a dupla Maiara & Maraisa, que acumulou 543.687 reproduções nas últimas 24 horas.
Ludmilla aparece duas vezes no Top 30
Além de Marília e Maiara & Maraisa, a única mulher que aparece no Top 30 do Spotify Brasil é Ludmilla. E duas vezes!
A carioca tem sua melhor posição com “Rainha da Favela”, seu atual single, que aparece na parada da plataforma de streaming na 20ª posição, com 502.303 reproduções. Mas o nome de Ludmilla é também creditado na música “Recomeçar”, do projeto “Poesia Acústica 10”, que estreou na parada neste domingo (29) na 28ª posição, com 409.785 reproduções.
Outras mulheres
Dentro do Top 50 do Spotify Brasil, outras mulheres também aparecem, mesmo que ainda em pouco número.
São elas:
35º: Lauana Prado – Viva Voz – Ao Vivo
36º: Luíza & Maurílio, Zé Neto & Cristiano – S de Saudade
37º: Anitta, Myke Towers, Cardi B – Me Gusta
39º: MC Zaac, Anitta, Tyga – Desce Pro Play (PA PA PA)
40º: Chris MC, César MC, Djonga, Filipe Ret, L7NNON, Lourena, Salve Malak, Xamã – Poesia Acústica 9: Melhor Forma
42º: Pabllo Vittar, Pocah – BANDIDA
43º: MC Don Juan, Maiara & Maraisa – Vai Ter Que Aguentar
44º: Ariana Grande – positions
47º: Dilsinho, Luísa Sonza, Malibu – Não Vai Embora
48º: Léo Santana, Luísa Sonza – Século 21