No último domingo (21), o jogador Vini Jr. foi (mais uma vez) alvo de ataques racistas durante uma partida no campeonato da Liga Espanhola de Futebol. O jogo contra o time Valencia chegou a ser interrompido após o atleta do Real Madrid ser chamado de “macaco” por torcedores rivais. Em suas redes sociais, Ludmilla e outros famosos como Giovanna Ewbank, Gilberto Gil, Whindersson Nunes e o Presidente Lula utilizaram suas redes sociais para repudiar e exigir providências sobre o crime.
> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes
LEIA MAIS:
- Túnel do Amor: Ana Clara faz intervenção após episódio de racismo
- Fred Nicácio no BBB23: Intolerância ou racismo religioso?
- Sarah Aline aponta racismo estrutural no BBB23: Muito incomodada
O jogo do último domingo foi interrompido depois de intensos gritos de torcedores do time adversário chamando Vini Jr. de “macaco”. Com as ofensas, o jogador chegou a chorar no campo durante os ataques.
Após o ocorrido, o atleta se pronunciou e lamentou a constância do racismo que enfrenta. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, escreveu Vini Jr, em publicação no Instagram.
LEIA MAIS:
- Jornalista da Rolling Stone é acusado de racismo após resposta a The Weeknd
- Camilla de Lucas denuncia racismo contra o noivo em condomínio de luxo
- Após viagem, Gleici Damasceno chora ao denunciar racismo em aeroporto
Nas redes sociais, famosos, personalidades, artistas e celebridades lamentaram mais um ataque racista sofrido por Vini Jr. durante uma partida de futebol. Confira abaixo a repercussão.
É inacreditável que nós estamos vendo isso se repetir o tempo todo e ninguém faz NADA. Queremos providências. Inaceitável que a @LaLiga com a importância e tamanho que tem dentro do futebol, está escolhendo fechar os olhos pra uma coisa que tá acontecendo e sendo denunciada há…
— LUDMILLA (@Ludmilla) May 21, 2023
Queria fazer um gesto de solidariedade ao @vinijr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol.
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023
É preciso dar nome ao que aconteceu hoje e ao que vem acontecendo com o @vinijr no futebol espanhol.
É CRIME!
Que os criminosos sejam punidos. Que os racistas não fiquem impunes! Que a imprensa e a liga espanhola se posicione e tome as medidas cabíveis contra esses racistas!
— Giovanna Ewbank (@gioewbank) May 22, 2023
Eu teria vergonha de escrever isso, literalmente penduraram um boneco enforcado representando o @vinijr, isso parece desportivo pra você? É bonito pra sua liga ou você gosta disso? Ele protestar contra o racismo que sofre é se deixar manipular??? Ah toma no seu culo rapaz https://t.co/K5CzWV3xF1
— Whindersson (@whindersson) May 21, 2023
Racista.
No eres digno de ser presidente de una liga tan importante.
tus entrevistas demuestran que eres más un extremista radical que quiere que regrese el fascismo.
Serás recordado como un monstruo. https://t.co/rBhrxGAfa7
— Felipe Neto (@felipeneto) May 21, 2023
O @vinijr não se conforma com as seguidas manifestações de racismo pelos torcedores em Majorca, em Sevilha, em Madrid, em vários lugares da Espanha destacando uma tendência preocupante que eu gostaria de que a história contradissesse. Gostaria que o povo espanhol mostrasse…
— Gilberto Gil (@gilbertogil) May 22, 2023