Ludmila Dayer, conhecida por interpretar Joana Vasconcelos na sétima temporada de “Malhação” (2000-2001), revelou nesta quarta-feira (29), durante uma transmissão ao vivo no seu Instagram, que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Segundo ela, a doença foi causada pelo vírus EBV (Vírus Epstein–Bar).
LEIA MAIS:
- Ator trans de “Malhação” comemora mudança de nome no RG
- Sérgio Hondjakoff, o Cabeção da “Malhação”, realiza transplante capilar
- De galã de “Malhação” a motorista de app: quem é Iran Malfitano, de “A Fazenda 14”?
A atriz, que tem 39 anos, contou que os primeiros sintomas apareceram a cerca de dois anos, quando ela começou a se sentir muito mal. Ludmila disse que era uma pessoa fisicamente ativa, que malhava e praticava esportes, porém começou a notar mudanças no seu corpo. “De repente, meu corpo começou a ficar esquisito.”
Mas foi em 2020 que a situação se intensificou. Ela perdeu a cognição e visão e passou a ter muita fraqueza. Dayer conta que passou por uma bateria de exames, mas demorou para conseguir um diagnóstico. “Quando ninguém fala o que você tem, você acha que está ficando maluca”, disse. Até que descobriu a doença no início deste ano.
“Meu mundo caiu. Eu estou no auge do meu trabalho, de projetos, estou começando a dirigir agora…”
LEIA MAIS:
- Claudia Rodrigues recebe alta após piora em seu quadro de esclerose
- Claudia Rodrigues volta a defender uso da cannabis contra esclerose
- Guta Stresser responde mensagem de Claudia Rodrigues sobre esclerose múltipla
Ela revelou que após o susto passou a desmistificar muita coisa em relação a doença e mudou a rotina e alimentação. Por recomendação médica, cortou itens como glúten, ovo, carne e álcool, que causam inflamação no corpo.
A Esclerose Múltipla é uma doença que atinge o sistema imunológico e destrói a cobertura protetora do sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. A doença atinge, geralmente, pessoas entre 20 e 40 anos de idade, com uma incidência maior entre as mulheres.
Ludmila Dayer começou a atuar em 1996 na novela “Xica da Silva”, da extinta “TV Manchete”, onde interpretou a personagem Isabel Gonçalo. Seu primeiro papel na Globo, foi em 2000, como a protagonista da sétima temporada de “Malhação”, Joana Vasconcelos Carneiro. Ainda na emissora, a atriz se destacou como Danielle Meira, par romântico do saudoso José Wilker, na novela “Senhora do Destino”.