Louis Tomlinson: X Factor, One Direction, fase solo e mais destaques da carreira

Audição no “The X Factor”, fenômeno mundial com a 1D, morte da mãe, parceria com Bebe Rexha, álbuns solo e mais momentos marcantes da trajetória de Louis

Atualmente na estrada com a turnê que promove o “Faith In The Future” (2022), seu mais recente álbum de estúdio, Louis Tomlinson é o detentor de uma das carreiras solo mais bem-sucedidas após o fim do One Direction, boyband que o revelou ao estrelato. Aos 31 anos, o artista inglês coleciona singles de sucesso (na banda e solo), prêmios, parcerias e uma bagagem repleta de momentos marcantes. Aqui, o POPline destaca alguns dos feitos mais expressivos da trajetória artística de Louis.

Foto: Joshua James Sowter-Halling

LEIA MAIS:

Projetos de atuação

Antes mesmo de revelar seu talento musical ao mundo, Louis já colocava em prática sua ‘veia’ artística na TV. Ao contrário do que muitos pensam, ele deu o pontapé inicial em sua carreira como ator, sendo um dos personagens extras do seriado de drama “Fat Friends” (2000). Além disso, ele fez aparições no filme “If I Had You” e na série “Waterloo Road”, ambos de 2006. Já na estrada com o One Direction, ele fez uma participação na série “iCarly” (2012).

Primeiro contato com a música

Além dos papeis mencionados acima, Louis fez parte de várias produções nas escolas em que estudou, incluindo musicais. Antes da fama, ele estrelou uma versão do musical “Grease”, dando vida ao personagem Danny Zuko. Em algumas entrevistas ao longo de sua carreira, ele contou que o musical em questão foi um dos motivadores que o levou a tentar a sorte no programa de caça-talentos “The X Factor”.

Audição no “The X Factor”

Um divisor de águas na carreira de Louis, foi no “The X Factor” que ele acabou caindo de paraquedas junto a Harry Styles, Liam Payne, Niall Horan e Zayn Malik na banda que nasceu no próprio programa. Muitos não sabem, mas antes do cantor avançar na competição em 2010, ele chegou a se inscrever no ano anterior, mas logo foi eliminado.

Louis iniciou na competição como um cantor solo, no entanto, devido à dinâmica da mesma, acabou sendo agrupado com os meninos e chegando à terceira colocação do pódio. Logo após o término da temporada, o quinteto assinou um contrato milionário com o empresário Simon Cowell, um dos responsáveis pela formação da boyband ao longo do programa.

Em sua audição, que foi super elogiada pelos jurados à época, o artista interpretou o sucesso “Hey There Delilah”, da banda Plain White T’s.

Sucesso apoteótico do One Direction

Em pouco tempo, o 1D tornou-se um dos, senão o ato musical de maior sucesso originado no programa de calouros, que também já revelou grupos como Little Mix e Fifth Harmony. Na estrada entre 2010 e 2015, Louis, Harry, Liam, Niall e Zayn compuseram uma carreira meteórica, venderam milhões de cópias, quebraram inúmeros recordes, arrebataram uma legião de fãs ao redor do mundo e chegaram a ser considerados os ‘novos Beatles, àquela época.

Durante seus anos de atividade, a 1D emplacou hits como “What Makes You Beautiful”, “Live While We’re Young”, “Little Things”, “Story Of My Life” e múltiplos outros, cinco álbuns de estúdio e turnês de sucesso ao redor do globo.

LEIA MAIS:

Fim do grupo

O One Direction finalizou suas atividades entre o final de 2015 e o início de 2016, após o lançamento do disco “Made In The A.M.” (2015), que já não contava mais com a presença de Zayn, que foi o primeiro a deixar o grupo para seguir carreira solo.

Já foi dito, em entrevistas anteriores, que Louis foi o integrante que mais perseverou para que a 1D se mantivesse na estrada, no entanto, todos os outros membros já alimentavam suas ambições solo, e as tratavam como prioridade àquela altura. O que inicialmente fora anunciado como um hiato, acabou depois se transformando em um ponto final.

Primeiros voos solo

Um dos primeiros acenos solo de Tomlinson foi no single “Just Hold On”, uma parceria com o DJ Steve Aoki entregue ao público em 10 de dezembro de 2016. Na letra (ele também é compositor), Louis faz uma homenagem à sua mãe, Johannah Deakin. O cantor a perdeu, por conta de um quadro de leucemia, três dias antes da música ser lançada.

“Back to You”, um dos maiores sucessos de Louis

Em julho de 2017, o artista colocou sua jornada solo em evidência aos olhos do grande público. Somando forças com Bebe Rexha, ele lançou a faixa “Back to You”, que acabou por se tornar uma de suas músicas de maior sucesso.

A canção supera os 555,6 milhões de plays no Spotify, 496 milhões de visualizações no YouTube e uma posição #40 na Billboard Hot 100, sua colocação mais alta já atingida na parada de singles estadunidense.

Álbuns solo

O disco de estreia solo de Louis Tomlinson veio em janeiro de 2020, sob o título de “Walls”. A pandemia de Covid-19 comprometeu parte da divulgação do projeto, inclusive um show que ele faria no Brasil com o repertório do álbum. Já em novembro de 2022, o cantor lançou “Faith In The Future”, seu segundo compilado de inéditas.

Shows esgotados no Brasil em 2022

Os fãs brasileiros de Louis tiveram que dar um freio na ansiedade até ver o cantor se apresentar por aqui… Estava tudo certo para que ele trouxesse a turnê do disco “Walls” ao nosso país, no entanto, os planos caíram por terra por conta da pandemia. Dois anos depois, porém, ele cumpriu com o prometido e voltou.

O artista fez uma sequência de três shows esgotados na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro e no Espaço Unimed, na capital paulistana, em maio de 2022. Diante de um público fiel, que nunca deixou de acompanhá-lo, desde os tempos de One Direction, Louis apresentou um repertório que mesclava faixas de seu disco de estreia solo, da 1D e covers.

A expectativa é de que ele retorne ao país em 2024 com sua atual turnê, referente ao álbum “Faith In The Future”. Até o momento, Louis Tomlinson já anunciou diversas datas entre América do Norte e Oceania. Ansiosos?