in ,

Lollipop: O que há por trás de "3", novo vídeo de Britney 'Língua' Spears

Há dez anos quem diria que uma garota puritana, inquieta em sua sala de aula de uma escola católica no interior dos Estados Unidos, fosse estar pronta para celebrar seus dez anos de carreira com um Ménage à trois?

BOMTMaking

O Clipe

Antes de continuar, veja o clipe de Britney “Língua” Spears, caso não o tenha feito ainda. Se não, dá um pulo.

“3”, novo vídeo da mais atormentada estrela pop da geração do Mickey Mouse Club, Britney Lingua Spears, é a vela no bolo coberto com glacê branco em cima do melhor e do pior dos recheios. Vivendo a vida em uma “montanha russa”, como ela mesma dizia em seus shows da Onyx Hotel Tour em 2004, Britney perdeu o controle e não mais conseguiu separar seu lado artística do pessoal – vide Gimme More ao vivo no VMA e seu clipe. Contudo, em “Three” Britney Spears dá uma guinada diferente em sua carreira, tornando o seu mais novo vídeo em uma vela de bolo no melhor estilo “Baby One More Time”.

Diane

A diretora do vídeo, Diane Martel, explica que “É um vídeo bem simples pra ela (Britney)” , e completa: “Eu não acho que vocês a tenham visto tão de perto como uma lupa. Tudo é bem forte e brincalhão”.

Apesar da lupa de Diane, que fez desse vídeo uma versão ingenuamente sexy (daí a comparação como Baby One More Time)  de “Love, Sex, Magic” da Ciara, o qual ela também dirigiu, ter mostrando uma Britney exuberante como não víamos há muito, não podemos dizer que ela (diretora) teve o mesmo êxito na edição das cenas.

A primeira mulher a dirigir um vídeo de Britney Língua nos deu noção menos fluida e mais fragmentada da coreografia desenvolvida pela dupla Tone e Rich para o single, fazendo com que o clipe se perdesse nele mesmo, no entanto. No clipe da Ciara, apesar dos mesmos problemas de supervisão de edição da diretora, não percebemos tantos espaços vazios – já que ela não parou de se mexer em momento algum da gravação. Para uma artista que precisa reconstruir uma imagem devastada por erros como o vídeo de Gimme More, talvez uma interação máxima entre direção e equipe da cantora tivesse sido necessária.

britney3_2 Descuidos a parte, a diretora não trabalhou sozinha o tempo todo. Ela disser ter tido longas conversas por telefone com a cantora, que colaborou com a escolha do figurino. A Britney Língua das ruas, flagrada por paparazzi, veio para lentes profissionais, com o cabelo preso descuidado e meia calça como… bem, como uma calça mesmo. Vemos Britney, pela primeira vez, despida de personagens.

Nos três seguimentos do vídeo mais monocromático de sua carreira , podemos a rainha dos paparrazzi em três versões, que mixadas fazem de Britney o que ela representou nos seus 11 anos de carreira (foram 10 anos contando do lançamento do seu primeiro álbum e 11 do primeiro single).

britney32Com passos mais elaborados (ainda assim poucos) que qualquer um de sua última turnê – The Circus Tour Starring Britney Spears – Britney dança em frente a algo que gosto de ver como um código de barras quebrado, sem valor, não mais um produto. Ela agora é só Britney, como ela sabe ser. Quer você queira ou não. Isso é que nos diz o seu novo vídeo. Ela não é mais “Uma Escrava Pra Você”.


A Língua:

Muito pode ter mudado nesses anos e o clipe realmente foi mal trabalho tecnicamente, mas uma coisa permaneceu exatamente como sempre foi durante sua carreira: a língua de Britney Língua.

Sempre ao falar qualquer palavra fofa com a letra L no início ou no fim, temos a chance de conferir uma das línguas mais famosas do mundo pop. Se tivesse um prêmio no Video Music Awards para melhor aparição linguística em vídeo clipes, definitivamente o prêmio seria de Britney. E eis nossa homenagem a esse orgão tão lindo da Britney: cenas que vão de 99 a 2009, de Britney “Língua” Spears.

LIGUOa_popline

Dois lollipops a menos pela má direção.
lollipopslollipopslollipopslollipopnlollipopn

Escrito por Redação POPLine

18 Comments

EMA 2009: Veja as fotos da coletiva de imprensa da premiação

Mariah Carey grava vídeoclipe para canção "H.A.T.E.U"