As “lives” foram a primeira solução encontrada pelo setor artístico para manter o vínculo com os fãs durante o período de reclusão necessário na pandemia de coronavírus. Sem shows, a maioria dos artistas não fatura. E, sem poder gravar e lançar clipes, muitos cantores e bandas temem “cair no esquecimento”. As lives, além de incentivar as pessoas a ficarem em casa e evitarem grandes aglomerações, são antídotos para essas questões. Inicialmente realizadas no Instagram, agora elas migram pouco a pouco para o Youtube – plataforma que está fornecendo suporte para os artistas e oferece a possibilidade de monetizar as transmissões. No Instagram, por mais espectadores que se tenha, a atração não ganha um centavo. No Youtube, quanto mais gente assistir por mais tempo, maiores são os ganhos – principalmente porque a live depois fica salva, podendo ser assistida diversas vezes, com os intervalos publicitários.
Gusttavo Lima foi o primeiro brasileiro a apostar no Youtube durante a quarentena. Sua live “Buteco em Casa”, que durou cinco horas, teve 10 milhões de visualizações durante a realização e mais cinco milhões depois. Segundo o cantor, ele conseguiu arrecadar mais de R$ 100 mil e dezenas de toneladas de doações para ajudar a luta contra o coronavírus. Devido ao sucesso, uma nova edição do “Buteco” está marcada para sábado (11/4) às 20h. Gusttavo chegou a quebrar o recorde de Beyoncé de 750 mil acessos simultâneos em uma live. O recorde, contudo, durou pouco: a dupla Jorge & Mateus transmitiu um show ao vivo no Youtube no sábado, “Na Garagem”, e teve 3,1 milhões de acessos simultâneos. A “live” teve 25 milhões de visualizações, mais 13 milhões depois da transmissão, e rendeu 172 toneladas de alimentos e 10 mil frascos de álcool gel para doação. Tanto Gusttavo quanto Jorge e Mateus tiveram, ainda, uma série de empresas patrocinadoras.
Os números alcançados no Youtube são muito superiores aos do Instagram, devido a uma série de fatores. O espectador tem uma experiência mais confortável no Youtube, com áudio e vídeo em alta qualidade e a possibilidade de assistir na smarTV, deixando o celular livre para uso de outros aplicativos. Quando a live é no Instagram, nada disso é possível. De olho nas melhores condições – para artistas e espectadores – vários artistas que começaram a quarentena cantando no Instagram estão migrando para o Youtube, como Ferrugem, Marília Mendonça, Dennis DJ e Pedro Sampaio. Léo Santana realizou a dele simultaneamente no Instagram e no Youtube – com dois milhões de visualizações na segunda plataforma. Cumprindo sua promessa, ele doará 40 toneladas de alimentos para famílias necessitadas e vítimas do Covid-19.
AGENDA DE PRÓXIMAS LIVES NO YOUTUBE:
8 de abril – 20h – Marília Mendonça
9 de abril – 20h – Pedro Sampaio
11 de abril – 20h – Gusttavo Lima
17 de abril – 20h – Felipe Araújo
18 de abril – 20h – Wesley Safadão
26 de abril – 18h – Luan Santana
Neste período de quarentena, com todos os shows cancelados no mundo inteiro, o público está sedento por esse tipo de iniciativa. A “live” de Luan Santana só será no fim do mês, mas o nome do cantor passou o domingo inteiro nos trending topics do Twitter, com pedidos de músicas para que ele cante no show. O termo “Luan Só As Antigas” ficou entre os dez mais comentados.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Luan Santana (@luansantana) em
As maiores iniciativas, por enquanto, estão nas mãos dos artistas sertanejos. Cantores e grupos pop ainda não apostaram nas lives do Youtube – provavelmente por conta da infraestrutura necessária para seus shows. É mais fácil fazer uma transmissão de DJs e de cantores sertanejos, com violões, do que de popstars – cujas performances envolvem bailarinos, coreografias e bandas mais compostas. Impossível não é. Espera-se que ações devam estar sendo arquitetadas em silêncio.
Lá fora, Lady Gaga saiu na frente e anunciou, nesta segunda (6/4), a realização de um festival online com nomes do calibre de Paul McCartney, Stevie Wonder e Elton John. O evento, “One World: #TogetherAtHome”, ocorrerá no dia 18 de abril com transmissão internacional, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para saber mais, clique aqui.
HojeTemLive.com.br: Lista com todas as lives de artistas!
O POPline lança uma plataforma que reúne todas as lives musicais. Com fácil navegação, você pode pesquisar, assistir e rever os shows dos artistas em tempos de quarentena. A lista tem artistas dos mais variados segmentos. Acesse agora: www.hojetemlive.com.br.