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Em live com Zé Felipe, Virgínia manda indireta para Karen Bachini: “amo a minha base!”

“E aí vem uma pessoa falar que não gostou e virar tudo o que virou”, criticou a influenciadora

À época do auge da polêmica, em meados de março, vários influenciadores reagiram mal à base de Virgínia. Fotos: Instagram/@virginia; @karenbachini

Ao longo de todo este domingo (16), Virgínia comandou uma live em suas redes sociais para anunciar várias novidades de sua linha de maquiagens. Em algum momento do ao vivo de 12 horas de duração, a influenciadora acabou falando sobre a polêmica da base envolvendo a crítica da blogueira Karen Bachini, que repercutiu aos montes no mês passado. “Na minha pele ela fica incrível, eu saio e ela dura o dia inteiro”, relatou Virgínia, defendendo o produto com “unhas e dentes”.

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A influencer junto a pessoas da equipe de sua linha de maquiagem antes da live desse domingo (16). Foto: Instagram/@virginia

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“Vou falar de coração… Quando a gente vai fazer um produto, a gente lança o que a gente gosta. E, pô, eu gostei muito da base. A base é a única que eu uso, eu amo essa base”, iniciou a influenciadora digital, saindo em defesa do produto da Wepink pouco mais de um mês após o início da polêmica.

Sem citar nomes, ela critica o fato de uma pessoa ter vindo “falar mal” e gerar toda a repercussão vista. Na opinião dela, para “validar” a crítica seria necessário que mais pessoas testassem a base e dessem um feedback. Na web, porém, vários internautas rebateram com o argumento de que não foi só Karen que se mostrou insatisfeita com o item de maquiagem.

Marido de Virgínia, o cantor Zé Felipe também estava presente na live e deu o seu aval sobre o caso: “Eu acho que toda crítica construtiva é bem-vinda e é bom para a gente crescer, mas só que se aproveitar de uma situação para poder potencializar e crescer em cima disso não dá”.

A mãe de Maria Alice e Maria Flor ainda criticou a cobrança por um posicionamento em torno da polêmica. “Se pronunciar o quê? […] Se tivesse causando alergia ou alguma coisa assim, ok”, declarou, voltando a defender a base e afirmando que, para ela, era “a melhor do mercado”.

@blogcerejanegra O que acharam? #virginia #basedavirginia #wepink #karenbachini ♬ som original – blogcerejanegra

“Pior é ela não aceitar que 90% das pessoas odiaram”, “Não foi só uma pessoa, né amiga” e “Ué, mas ela fez a base para ela ou para vender???” foram alguns dos comentários que tomaram as redes sociais. Outros internautas, no entanto, partiram do pressuposto de que “se não gosta, é só não usar”.

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Entenda a origem da polêmica…

Criadores de conteúdo criticam nova base da Virginia; entenda!
A base foi criticada por custar R$200 e ser colocada como um “produto premium”. (Foto: Instagram/@virginia)

Nos primeiros dias de março, um dos mais recentes lançamentos da Virginia Fonseca repercutiu nas redes sociais. A influenciadora, que é dona de uma linha de maquiagens, recebeu duras críticas depois de revelar que sua base custaria R$199. Por conta disso, diversos influenciadores começaram a opinar sobre o produto e seu preço exorbitante.

Nos desabafos, diferentes criadores de conteúdos falaram sobre a base lançada por Virginia. Além do preço alto, as promessas de ser um produto com ativos para skin care, ou que se encaixe num mercado de luxo, também foram criticados na internet.

O produto possui 15 cores disponíveis para venda no site. Por isso, outro ponto ressaltado foi a funcionalidade dessa paleta da base em pessoas com pele negra, especialmente nos tons mais escuros. 

Uma das influenciadoras que falou sobre a base da Virginia foi Karen Bachini. A youtuber é conhecida por ser altamente crítica nas resenhas de cosméticos que faz em seus perfis. Por isso, ela recebeu entre o público um “status” de confiabilidade no ramo das maquiagens.

Em um vídeo publicado em seu TikTok, a influenciadora fez algumas críticas ao produto, incluindo a embalagem. Karen exibiu que teve alguns problemas com o aplicador da base, que saiu durante um teste. “A embalagem não remete a luxo”, opinou.

No fim, ela discorreu sobre a comparação da base e outros produtos gringos do mesmo uso. “Eu achei bem absurdo eles prometerem que essa seria uma base com cara de gringa, porque não remete”, comentou.

A influenciadora também se posicionou sobre a cobertura e resultado do produto quando aplicado na pele. “Eu achei que esse acabamento no olho é apenas um absurdo. Eu nunca, testando nenhuma base aqui e olha que eu já testei todas que existem no mundo, tive um resultado tão ruim nas minhas linhas finas, acrescentou.

Eu achei uma proposta muito ousada ela desmerecer as bases nacionais e falar que a dela era melhor e internacional, ainda mais desapontada quando eu testei e esse é o resultado dela. […] Duração ela tem. Qualidade gringa? Aqui não, meu bem”, disse ela.

@karenbachini Respondendo a @Karine Bello podem parar de chorar agora bbs #wepink #virginia ♬ som original – Karen Bachini

Influenciadora especializada em desenvolvimento de cosméticos analisa preço da base da Virginia

Outro nome que falou sobre o produto foi Marina Cristofani, criadora de conteúdo e pós-graduada em desenvolvimento de cosméticos. Um dos pontos questionados por ela foi a promessa de ser uma base que estimula o cuidado da pele.

Antes, ela explicou a dificuldade em fazer produtos que também ajudem a manter o bem-estar da pele. “Pra que uma base tenha skin care, ela precisa ter um nível de formulação muito alto. Porque ele precisa penetrar e a base ficar em cima”, comentou.

Em seguida, Marina disse que os ativos que Virginia diz ter em sua base não são tão caros. Isso, no entanto, pode impactar – ou não – no preço do produto. “Pelo ativo sem saber qual marca produziu eles, a gente não consegue dizer que vale R$200 reais. Mas por ser uma base que se diz ter skin care, a gente sabe que a formulação é mais complicada, comentou.

A pós-graduada em desenvolvimento de cosméticos também elogiou a paleta de cores disponíveis na base da Virginia. “Isso, pra quem não sabe, custa muito dinheiro, é muito caro. Tem que testar de várias colorações para que se aplique em vários tons de pele. Então essa, talvez, seja uma justificativa do porquê ela seja tão cara, opinou.

@marinacristofani Marcas nacionais também podem custar caro MAS a falta de transparência da fórmulação da Virginia não nos permite nos aprofundarmos nesse ponto, que é apenas um dos motivos para encarecimento do produto, no video eu cito outros. #wepink #virginiafonceca #marinafarmaceutica #skincare #makeup ♬ Caalm Dooown – EL Locco

Depois disso, Marina fez um novo vídeo onde avaliou a composição da base da Virginia. Depois de entender como o produto foi feito, ela questionou o preço cobrado pela marca. Antes disso, a influenciadora explicou que os níveis de ativos presentes no item aparentam ser tão pequenos que podem estar ali apenas para “alegar” suas existências.

Ou seja, segundo ela, a base não poderia ser considerada como auxiliar de um tratamento facial. “O que eu falei sobre uma base brasileira custar R$200 reais continua valendo. Eu só mirei na marca errada, debochou.

@marinacristofani A formulação não me entregou nada muito surpreendente para que eu justifique os 200 reais @Marina Cristofani Obrigada @carla notrabalho pelo seu conteúdo @carla notrabalho @carla notrabalho #wepink #basedavirginia #skincare #dermomake #dermocosmeticos ♬ Acoustic Folk Instrumental – Yunusta

Preços caros x itens de luxo: Inlfuenciadora crítica marca da Virginia

Outra in fluenciadora que falou sobre o produto foi Carla Notrabalho, conhecida por opinar sobre produtos de beleza. Ela conquistou entendimento sobre o mercado por já ter passado pela equipe de algumas marcas do nicho.

Em seu vídeo, ela fez uma análise sobre Virginia estar oferecendo um produto visto como luxuoso mas sem entregar isso em sua estética. Rosa não remete a uma coisa luxuosa, remete a uma coisa delicidada”, explicou.

Além disso, ela comentou as comparações sobre a marca da influenciadora e a empresa de Kylie Jenner, que oferece produtos do mesmo mercado. “Quando a gente vai falar de marcas como Fenty Beauty e Kylie Cosmetics, elas são normais fora do Brasil. Mas aqui elas são vistas como mercado de luxo pelo ponto de preço alto, opinou.

“Kylie Cosmetics não é marca de luxo fora do Brasil. Então se a gente olhar a marca Wepink, ela não atende nenhum dos códigos de luxo além do preço. Não atende visual, força de marca ou régua de preço“, acrescentou.

@notrabalho a base da Virginia Fonseca chegou ao mercado no valor de R$ 199. e qual é a grande questão em torno da base we pink da influenciadora? a própria marca dela, que não comunica luxo, mas vende seus produtos com preços semelhantes a cosméticos deste mercado. #wepink #basedavirginia #basewepink #wepinkvirginia ♬ som original – carla notrabalho

Tons para pele negra? Influenciador comenta paletas de cores da base vendida pela Virginia

Outro influenciador que se envolveu nos comentário sobre a base da Virginia foi Tássio Santos, maquiador conhecido por fazer críticas que envolvem questões raciais com o mercado de cosméticos. Em seu perfil, o “Herdeira da Beleza“, ele trouxe todas cores do produto que foram feitos para peles negras.

No vídeo, o influenciador mostrou alguns tons da base em seu rosto. Para ele, as cores podem não abranger diferentes cores de pele. “Olha que gradiente bonito. [As cores] não são iguais, mas são bem parecidas. O que me preocupa numa cartela com somente 15 tons, comentou.

“Brigar por inclusão e representatividade através dos cosméticos tem guiado a produção do meu conteúdo a mais de 10 anos. Não é porque é pele negra que é tudo igual. A gente tem diferença, sim, no tom, mas também, principalmente, no subtom”, explicou.

Em seguida, ele explicou que notou um salto grande entre um tom e o seguinte na cartela de cores criada pela marca da Virginia. “Só quem tem pele negra conhece esse sentimento horroroso de inadequação quando a gente precisa comprar dois tons e tem que misturar para chegar no nosso”, desabafou.

Por fim, Tássio sugeriu que a marca revise sua cartela de cores, especialmente nos tons focados para peles negras onde alguns acabaram deixando a pele acizentada. Vale lembrar que esse é um erro recorrente em produtos focados em pessoas negras.“Por R$200 a gente quer excelência“, criticou.

@herdeiradabeleza ♬ original sound – Tássio Santos

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