O retorno dos shows presenciais começam a ser realidade ao redor do mundo, mas, muitas práticas terão que ser revistas. A Live Nation Entertainment, empresa líder mundial em entretenimento ao vivo, apresentou nessa semana (21) o “Green Nation Touring Program”, que pretende desenvolver as melhores práticas para aumentar a sustentabilidade das turnês.
O programa Green Nation Touring permitirá que a Live Nation ajude os artistas a adotar e dimensionar práticas de turismo sustentáveis que priorizam as pessoas e o planeta. Haverá foco em impulsionar o impacto em todas as áreas do turismo, incluindo:
- PLANEJAMENTO: seleção de local verde, maximizar roteamento eficiente, avaliar opções de transporte e muito mais;
- PRODUÇÃO: o design do palco para os requisitos de energia também pode ser medido e otimizado;
- FONTE: opções de compra conscientes e equitativas em mercadorias, catering e outros suprimentos de fornecedores;
- COMUNIDADE: aumentando o envolvimento com todas as comunidades que envolvem uma turnê, desde fãs, equipe, mercado local e parceiros de marca.
A Live Nation também anunciou que concluiu um estudo de sustentabilidade global, no qual 82% dos frequentadores de música ao vivo disseram que se esforçam para manter um estilo de vida ambientalmente sustentável. E um elemento-chave do programa será fornecer aos espectadores opções mais sustentáveis enquanto assistem aos shows.
“A Live Nation tem a oportunidade e a responsabilidade de fornecer aos artistas e fãs experiências de música ao vivo que protegem nosso planeta”, disse Michael Rapino, presidente e CEO da Live Nation Entertainment. “Somos inspirados por artistas que estão continuamente pressionando por opções mais ecológicas e, à medida que desenvolvemos essas práticas recomendadas, o Green Nation Touring Program ajudará a torná-las padrão na indústria para que, coletivamente, possamos causar o maior impacto possível.”
Para ajudar a impulsionar esses esforços em escala global, a Live Nation elevou Lucy August-Perna à Diretora de Sustentabilidade Global. August-Perna está com a Live Nation desde 2016 liderando esforços para integrar medidas de sustentabilidade, como: redução de resíduos, eficiência energética e engajamento de fãs e funcionários em todos os locais de propriedade e operados pela Live Nation nos Estados Unidos. Antes da Live Nation, ela passou quase uma década trabalhando com artistas em turnês sobre estratégias de redução de impacto ambiental.
Para rastrear e medir esses esforços, a Green Nation está estabelecendo ferramentas padronizadas de medição de impacto para operações em todo o mundo e criou uma pesquisa de local para avaliar a sustentabilidade das opções de local de terceiros. A Green Nation também recrutou o Think Tank (Laboratório de Ideias) sem fins lucrativos e consultor criativo Julie Bicycle do Reino Unido para colaborar em novas ferramentas, recursos e um esquema de certificação de turismo verde para ajudar a acelerar a adoção dessas práticas de turismo e catalisar a ação da indústria.
O programa de turismo continua a se expandir na carta de sustentabilidade do Green Nation da Live Nation, que se concentra na Ação Climática e na descarbonização da energia e transporte do local; Proteção e regeneração da natureza por meio de práticas de abastecimento e consumo responsáveis; bem como o envolvimento da comunidade entre artistas, fãs, funcionários, patrocinadores, fornecedores e comunidades locais.
De acordo com o anúncio, a Live Nation está comprometida com a evolução de práticas regenerativas e de baixo carbono em seu portfólio e reconhece o impacto duradouro que a empresa pode causar ao se esforçar para melhorar a sustentabilidade em mais de 40.000 shows e mais de 100 festivais que hospeda em mais de 40 países ao redor do mundo em um ano típico.