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Live Nation: empresa anuncia shows drive-in e planeja reduzir pagamentos aos artistas em 2021

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Live Nation planeja fazer mudanças significativas em suas políticas sobre turnês e festivais quando os shows ao vivo forem retomados em 2021
Live Nation

A Live Nation, a maior empresa de entretenimento ao vivo do mundo, anunciou nos últimos dias uma série de iniciativas como reações após o estrago financeiro causado pela pandemia de coronavírus na indústria.

A empresa planeja fazer mudanças significativas em suas políticas sobre turnês e festivais quando os shows ao vivo forem retomados em 2021, de acordo com um comunicado divulgado às agências. As mudanças transferem grande parte do risco financeiro do promotor para artistas e agências e, como a Live Nation é a maior empresa de entretenimento ao vivo do mundo, a mudança afetará a maioria das principais turnês e festivais; no mês passado, a AEG, segunda maior empresa do mundo, divulgou um comunicado enumerando mudanças semelhantes.

A gigante do entretenimento ao vivo anunciou na segunda-feira (22) o projeto “Live from the Drive-In”, anunciou a primeira série de shows drive-in em grande escala nos EUA, a partir de julho, que acontecerão de 10 a 12 de julho em Nashville, Tennessee; Alturas de Maryland, Missouri; e Noblesville, Indiana.

De acordo com a Vartiety, a maioria dos aspectos dos contratos de turnê são negociáveis e que o comunicado da Live Nation foi um primeiro passo na renegociação oficial de contratos para eventos pós-pandemia, que inevitavelmente serão substancialmente diferentes daqueles do passado.

 

Live Nation Drive-In

O gigante do entretenimento ao vivo anunciou na segunda-feira “Live from the Drive-In”, uma série de nove shows que acontecem de 10 a 12 de julho em Nashville, Tennessee; Alturas de Maryland, Missouri; e Noblesville, Indiana.

O canto country Brad Paisley será a atração principal nas três cidades, e terá a companhia de Darius Rucker e Jon Pardi em Nashville no Nissan Stadium, com o rapper Nelly se apresentando em Maryland Heights, perto de St. Louis. A notícia foi noticiada pela Associated Press (AP).

O acordo pede que Paisley se apresente no estacionamento dos anfiteatros, onde veículos – com um máximo de quatro pessoas por carro – estacionarão em cada terceiro espaço, para permitir espaço para os participantes na bagageira. Os participantes são incentivados a trazer sua própria comida, bebidas e cadeiras, montando seus carros para ver os artistas do palco e também de grandes telas de LED. Espera-se que o Missouri mantenha até 1.000 carros enquanto incorpora diretrizes de distanciamento social.

“O drive tradicional, você está preso no carro e vai conseguir ouvir através de um transmissor de FM. Isso não irá acontecer com esses programas”, disse Tom See, presidente da Live Nation Venues-US Concerts, à AP. “Estamos dando à você o espaço que é do tamanho de uma garagem para dois carros, onde você poderá estacionar, sair do carro e ter um ótimo tempo de condução para você e seus amigos, e ouvir música através de um PA profissional adequado e incrível exibição de áudio e vídeo. É realmente um aspecto diferente do drive-in e ao vivo. É altamente experimental”, diz.

Live Nation drive-in concert

Foto: Formato da “Live from the Drive-In” promovida pela Live Nation. Créditos: Live Nation

 

A indústria de shows está olhando para uma queda projetada de 75% na receita para 2020, com a maioria das turnês e festivais foram adiados para 2021.

Todos os funcionários do local são obrigados a usar máscaras, e a Live Nation solicita que os participantes usem máscaras na chegada, onde haverá uma verificação de bilhetes sem contato através de suas janelas, embora não sejam obrigados a usar máscaras ou luvas em suas áreas.

Um menu de itens quentes de alimentos e bebidas não-alcoólicas estará disponível para compra on-line, que será entregue na zona de espaço designada. Os fãs só poderão deixar seus pods para acessar banheiros individuais, que serão limpos regularmente durante o show.

“Estamos realmente em contato com parcerias com (as) jurisdições locais (e) nos encontramos com eles há meses, apenas falando sobre como podemos fornecer uma experiência excelente e confortável aos fãs com distanciamento social na vanguarda em qualquer situação e fase em que estão prestes a entrar ”, diz See. “Por causa desses relacionamentos e dessa comunicação indo e vindo, conseguimos obter essa luz verde”.

“Era realmente importante para nós não fazer apenas um e terminar. Não seria a Live Nation. Não seria a líder da indústria de shows. Queríamos fazer uma declaração maior. ”

Os ingressos estarão à venda para o público em geral na sexta-feira. Os preços variam, mas os ingressos para, See serão “tão baixos quanto $125 por carro, aproximadamente $31 por pessoa”.

“Estou muito empolgado em fazer isso, porque queria ter certeza, se faríamos algo assim, de que as coisas importantes fossem resolvidas”, disse Paisley em entrevista à AP. “Meu objetivo não seria espalhar esse vírus para uma pessoa. Não deve haver propagação disso. Essa é a chave. Só acho que não vale a pena fazer shows se colocarmos as pessoas em risco. “

“A ideia de estarmos ao ar livre é uma grande coisa”, acrescentou Paisley. “Eu acho que é uma maneira divertida de assistir a um show de qualquer maneira. Seria divertido se não houvesse vírus”, diz.

Live Nation em 2021

Os principais pontos do comunicado observam que a empresa planeja reduzir as garantias aos artistas em 20%; conceder aos artistas 25% da garantia – em vez do padrão atual de 100% – se um show for cancelado devido à baixa venda de ingressos; e talvez o mais significativo, se um artista cancelar uma apresentação em violação do contrato, pagará ao promotor o dobro da taxa do artista.

O anúncio também afirma vários outros pontos, muitos dos quais já eram condições existentes, incluindo que os preços dos ingressos são definidos a critério exclusivo do promotor; que os artistas devem concordar em ter suas performances gravadas para fins futuros de televisão, rádio ou streaming; e que, se a apresentação de um artista for cancelada “devido a um evento de força maior – incluindo uma pandemia semelhante ao Covid-19”, o promotor não pagará ao artista sua taxa e o artista é responsável por obter o seguro de cancelamento.

Em outro movimento, refletindo a pandemia e os planos para shows com capacidade reduzida, o comunicado afirma que, se o promotor não tiver permissão para usar toda a capacidade do local – “por causa de pedidos do local ou de qualquer entidade governamental” -, o promotor pode rescindir o contrato e o artista é responsável por qualquer dinheiro pago anteriormente.

Veja o comunicado na íntegra abaixo:

Comunicado da Live Nation às agências de talentos

A pandemia global mudou o mundo nos últimos meses e com ela a dinâmica da indústria da música. Estamos em tempos sem precedentes e devemos responder adequadamente à mudança na demanda do mercado, ao aumento exponencial de certos custos e ao aumento geral da incerteza que afeta materialmente nossa missão. Para avançarmos, precisamos fazer certas alterações nos nossos acordos com os artistas. As principais mudanças para 2021 estão descritas abaixo.

Garantias do artista: as garantias do artista serão ajustadas 20% para baixo em relação aos níveis de 2020;

Preços dos ingressos: os preços dos ingressos são definidos pelo promotor, a critério exclusivo do promotor, e estão sujeitos a alterações;

Condições de pagamento: Os artistas receberão um depósito de 10% um mês antes do festival, dependendo de um contrato assinado e do cumprimento das responsabilidades de marketing. O saldo, menos deduções padrão para impostos e custos de produção, será pago após o desempenho;

Requisitos mínimos de marketing: Todos os artistas deverão ajudar no marketing do festival por meio de requisitos mínimos de publicação em mídia social descritos na oferta do artista;

Requisitos de transmissão: Todos os artistas deverão permitir que sua apresentação seja filmada pelo festival para uso em uma transmissão de televisão ao vivo, webcast ao vivo, streaming sob demanda e / ou transmissão de rádio via satélite ao vivo;

Faturamento: todas as decisões relacionadas ao “faturamento do festival” ficam a critério exclusivo do promotor;

Mercadoria: O comprador reterá 30% das vendas de mercadorias do Artista e enviará 70% ao artista dentro de duas semanas após o Festival;

Passagem aérea e acomodações: essas despesas serão de responsabilidade do artista;

Patrocínio: O promotor controla todo o patrocínio no festival sem restrições, e os artistas não podem promover marcas no palco ou em suas produções;

Cláusula de Raio: A violação de uma cláusula de raio sem a prévia autorização por escrito do festival resultará, a critério exclusivo do festival, em uma redução da taxa do artista ou na remoção do artista do evento, com quaisquer depósitos pré-evento retornados ao festival imediatamente;

Seguro: O artista é obrigado a manter seu próprio seguro de cancelamento, pois o promotor não é responsável pela taxa do artista no caso de cancelamento do festival devido a condições climáticas ou força maior;

Cancelamento pelo artista: se um artista cancelar sua apresentação violando o contrato, o artista pagará ao promotor duas vezes a taxa do artista;

Cancelamento devido a más vendas: Se um show for cancelado devido à baixa venda de ingressos, o artista receberá 25% da garantia;

Força Maior: Se a apresentação do artista for cancelada devido a um evento de força maior – incluindo uma pandemia semelhante ao Covid-19 – o promotor não pagará ao artista sua taxa. O artista é responsável por obter qualquer seguro de cancelamento por seu desempenho;

Incapacidade de usar a capacidade total do local: se o promotor – por causa de pedidos do local ou de qualquer entidade governamental – não tiver permissão para usar a capacidade total do local, o promotor poderá rescindir o contrato e o artista reembolsará qualquer dinheiro pago anteriormente.

Estamos plenamente conscientes do significado dessas mudanças e não as fizemos sem uma consideração séria. Agradecemos a você – e a todos os artistas – que compreendem a necessidade de fazermos essas alterações para permitir que o negócio do festival continue não apenas para os artistas e produtores, mas também para os fãs.

 

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