#BIZ

Live: descubra as principais diferenças entre cantar em transmissões ao vivo ou em um show

Foto: Dan Burton/Unsplash

Possivelmente você já ouviu atores falarem sobre a diferença entre atuar em uma peça e atuar em um filme? Eles frequentemente explicam como precisam exagerar seus movimentos e expressões faciais no palco para transmitir seu ponto de vista. Por outro lado, um ator em um filme pode usar mudanças muito sutis em sua expressão para fazer uma conexão.

Nesse contexto, podemos fazer um paralelo com os artistas da música nesse novo momento em que os shows presenciais não estão acontecendo e as lives vieram como uma alternativa para manter os fãs mais próximos dos seus ídolos. Nessa reinvenção, os artistas precisaram se adaptar ao formato para torná-lo mais natural e próximo ao público.

Pensando nisso, a distribuidora CD Baby, levantou o tema com o objetivo de apoiar seus usuários. Em seu blog oficial, a distribuidora trouxe o dicas que esclarecem “Como cantar em transmissões ao vivo é diferente de cantar em um show?”.

Segundo eles, naturalmente, durante os shows ao vivo, o artista precisa projetar mais a voz. Mas, quando se está transmitindo ao vivo, há a vantagem de ter um microfone condensador de alta qualidade e alguns bons pré-amplificadores para ajudá-lo a ter um som melhor.

Outra diferença é que em um show ao vivo o artista pode usar o palco e se movimentar mais livremente. No entanto, em uma transmissão ao vivo, o artista precisa estar atento ao lugar e ao enquadramento, pois, tudo é captado pela câmera e pelo microfone. Isso significa que sua expressão vocal e facial são ainda mais importantes.

Pense em transmissões ao vivo como se estivesse cantando em um estúdio

Esta é uma grande dica para aprimorar suas transmissões ao vivo. Se você já cantou em um estúdio, sabe que menos é mais. E a precisão é tudo. Frequentemente, todo o entusiasmo e drama que você pode colocar em uma performance ao vivo serão sacrificados pela precisão e qualidade de uma sessão de gravação. O mesmo é válido para uma transmissão ao vivo.

“Como você não pode se mover e está cantando na frente de um microfone mais potente, opte pela qualidade em vez da quantidade. Lembre-se, assim como no filme, as transmissões ao vivo são oportunidades incríveis para fazer uma conexão mais emocional com seu público sem ter que correr em um palco ou estourar a cabeça. Portanto, aproveite ao máximo”, revela a empresa.

A principal exceção a tudo isso é se o artista estiver tocando com uma banda completa que tem amplificadores, bateria ao vivo, etc. Nesse caso, ele pode querer considerar a possibilidade de mixar o seu som para obter o melhor efeito vocal.

Destaques

#Noticias

Quem foi que disse que a era “Radical Optimism” de Dua Lipa chegou ao fim?! Nesta terça-feira (19), a cantora superou as expectativas dos...

#Noticias

Neste domingo (17), Anitta promete agitar o festival “Rock The Mountain” no segundo final de semana do evento. Dessa vez, além dos fãs em...

#Noticias

Pouco mais de uma quinzena após o lançamento de “Disease”, Lady Gaga já presenteou os fãs com uma versão ao vivo da música. Ao...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile