Apesar do cancelamento dos carnavais de Salvador e Rio de Janeiro, lives para animar o público ainda estão de pé. Esse é o caso, por exemplo, de Bell Marques, que anunciou um show online direto do Farol da Barra. A questão, é que o evento, marcado para o dia 14 de fevereiro, repercutiu tanto na imprensa como nas redes sociais, levantando questionamentos sobre uma possível aglomeração.
A live, marcada para começar às 16h, irá acontecer no mesmo horário do famoso e tradicional bloco Camaleão, que desfilaria no Farol da Barra, em Salvador, este ano se não fosse pela pandemia da covid-19.
O projeto foi batizado de “Meu Carnaval” e mais detalhes serão anunciados em breve. Mas, até agora, foi revelado que o show será transmitido pelo YouTube e que as pessoas que já garantiram seus ingressos para folia de 2022 ganharão um abadá especial para curtirem a live.
O anúncio, é claro, surpreendeu muita gente, principalmente os amantes do Carnaval de Salvador. No entanto, também levantou questionamentos sobre uma possível aglomeração no Farol da Barra, que é um local público e de fácil acesso.
A imprensa nordestina noticiou a live, chamando a atenção sobre a possível multidão que poderá se reunir no dia para tentar curtir o show “mais de perto”. E, por conta disso, coube ao próprio Bell Marques se pronunciar.
O cantor de 68 anos de idade, que até chegou a ser diagnosticado com covid-19 em novembro do ano passado, afirmou ser “responsável” em relação ao isolamento social.
Por meio do Instagram, ele ressaltou que a estrutura da live será montada no interior do forte, sem acesso do público:
“Atenção Galera!! A Live será transmitida de DENTRO DO FAROL DA BARRA… Se alguém entendeu errado e achou que conseguiria assistir a live presencialmente, se enganou, a única forma de assistir ou ouvir a live será de casa pelo YouTube! Vocês não vão conseguir me ver, e nem me ouvir do lado de fora do Farol da Barra! Entenderam?”
Internautas se pronunciam
O pronunciamento de Bell Marques recebeu mais de 49,3 mil likes e mais de 700 comentários. Muitos fãs apoiaram a iniciativa, chamando o artista de “ídolo consciente“.
Mas teve gente que fez questão de pontuar que a live, ainda assim, poderá gerar aglomeração.
“A galera vai para o farol de qualquer jeito. Tem que montar barreiras e tirar o som para o público fora da Live (não sei se é possível)” e “Será que mesmo assim não vai gerar aglomeração do lado de fora??? Espero que não, de verdade! Independente que o som é mandado direto pra o YouTube“, foram alguns dos comentários no post.
E no Twitter o assunto também chamou a atenção:
em que universo paralelo Bell marques vai fazer um show dentro do farol da barra e não vai ficar uma multidão ali na esperança de ouvir/ver alguma coisa?
— is (@issdorais) January 20, 2021
sério que vão deixar bell marques fazer uma live no farol da barra em pleno carnaval? contando apenas com o "bom senso" da população de não ir pra lá aglomerar, no dia do carnaval? com o bom senso da mesma população que faz paredão sem máscara até em ferry boat e as porra? ah bom
— camie (@sundayshewontgo) January 20, 2021
Oi??? Live???? Então será feito uma barreira de contenção barrando acesso, correto? Ondina-centenario-barra avenida-graça-campo grande-corredor da vitoria interditados. Só assim para não haver aglomeração de público presencial nesta live.
— Gil Nunes (@gilmarionunes) January 20, 2021
Live de Bell Marques: cantor anuncia que show será no Farol da Barra e pede para que o público não vá ao local, pois não será possível ver ou ouvir a apresentação, destinada à plateia que estará em casa. Resultado: VAI TER AGLOMERAÇÃO. #BATV #tamojuntobmd
— NinaAfranioPeixoto (@NinaAfranio) January 20, 2021
Não tem como compreender defensável uma live de carnaval de Bell Marques no farol da barra. E quando uma artista engajada e discreta como Mariene de Castro perde a paciência e aponta a incoerência a gnt vê que o injustificável não só tem mostrado as caras como desafia a sensatez.
— Fabrício Cruz (@BricioCruz) January 20, 2021
O que você acha?