A tarde desta terça-feira (11) foi emocionante para o Little Mix. A girlband não só fez a primeira aparição pública após o anúncio das gravidezes de Leigh-Anne Pinnock e Perrie Edwards como fez história no BRIT Awards 2021.
O agora trio foi o grande vencedor da categoria “Melhor Grupo”, eleito por votação popular – no entanto, nenhum grupo feminino até então havia ganho o prêmio. E no discurso de agradecimento, Jade Thirlwall fez questão de agradecer aos grupos femininos importantes no passado e que ajudaram a abrir portas para elas. Spice Girls, Sugababes, All Sants e Girls Aloud foram citadas.
“Estamos há 10 anos juntas. Foram os 10 anos mais felizes de nossas vidas, vivemos muita coisa. Precisamos agradecer nossos incríveis fãs, claro, Jesy [Nelson] e nosso time”, começou Leigh-Anne. “Não é fácil ser uma mulher na indústria pop do Reino Unido”.
“Vimos homens dominando, misoginia, sexismo e pouca diversidade. Estamos orgulhosas por termos permanecido juntas, nos cercado de mulheres fortes e agora usando mais do que nunca as nossas vozes”, continuou.
“O fato de que uma ‘girlband’ nunca ganhou este prêmio diz muita coisa. Então este prêmio não é apenas para nós, é para as Spice Girls, Sugababes, All Saints, Girls Aloud, todas as bandas de mulheres incríveis. Este é pra vocês”, continuou Jade.
“We want to start by thanking our incredible fans, of course Jesy, and our amazing team.” @LittleMix pick up the British Group Award and there isn’t a dry eye left on the planet #BRITs
Watch now: https://t.co/WrmvtU4IhK pic.twitter.com/Yz9vrQzisP
— BRIT Awards (@BRITs) May 11, 2021
A prova do discurso
A vitória no BRIT Awards veio no mesmo dia que os fãs do Little Mix amanheceram com um novo desabafo de Leigh-Anne nas redes sociais. Ao publicar a capa do tabloide METRO, a cantora reclamou do tipo de abordagem que ela e Jade tiveram que lidar durante toda a carreira.
“Por que duas mulheres de cor sempre são confundidas uma com a outra? Dez anos e isso ainda acontece. Este é o tipo de merda que eu e Jade temos que enfrentar há 10 anos e é outra razão pela qual eu fiz o meu documentário”, escreveu. Na publicação que destacava Perrie grávida, o jornal afirmava que ‘um bebê está a caminho para uma segunda little mixer’ e nomeou Leigh-Anne de Jade.
Why is it that the two women of colour are always mistaken for each other? 10 years in and still this is happening. This is the type of shit Jade and I have had to deal with for 10 years and this is another reason as to why I was fuelled to make my doc. #DOBETTER
Leigh x pic.twitter.com/dVu3TGEAyC— Little Mix (@LittleMix) May 11, 2021
O documentário a qual Leigh-Anne se refere estreia nesta quinta-feira (13) pelo serviço de streaming da BBC e chama-se “Leigh-Anne: Race, Pop & Power. O projeto vai mostrar a cantora compartilhando experiências pessoais de racismo e refletindo sobre o crime cometido dentro na indústria da música.
“Você precisa clarear sua pele, porque você não vai vender nenhum disco”, disse Alexandra Burke, campeã do X-Factor UK, em uma das prévias já liberadas de “Race, Pop & Power”.
A turnê do álbum “Confetti”
Uma das falas de Leigh-Anne no discurso de agradecimento do BRIT Awards 2021 confirma que em 2021, o trio vai se dedicar a cuidar dos bebês que estão a caminho. Leigh enviou mensagem à equipe que acompanha o Little Mix em turnê e avisou “vejo vocês ano que vem”. As datas dos shows estão confirmadas no site oficial do trio. O primeiro show vai ser realizado no dia 9 de abril de 2022.