in ,

Lista: Antes de “Old Town Road”, relembre outros virais que deram certo e fizeram muito sucesso


No atual mundo completamente conectado, os virais estão se alastrando e não é maneira de falar. Esse tipo de fenômeno não tem esse nome por por qualquer motivo, pois tem um efeito muito semelhante aos vírus que são transmitidos à quem tem contato. Basta uma batida diferente, uma dancinha viciante, algo engraçado ou qualquer outro motivo para que algo se torne viral. No mundo da música, isso já aconteceu diversas vezes. O exemplo mais recente é “Old Town Road”, de Lil Nas X com Billy Rae Cyrus. A música quebrou um recorde histórico que pertencia à Mariah Carey, passando 17 semanas no topo da parada Billboard Hot 100, a principal dos Estados Unidos.

A música foi lançada inicialmente de forma independente em 3 de dezembro de 2018 e ganhou popularidade no aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok, onde as pessoas incorporavam o clima country de maneira divertida. Todo mundo começou a fazer isso e o resultado é esse que já contamos, um fenômeno.

Quer lembrar de outros casos parecidos? Confira:

Friday (Rebecca Black)

De volta à 2011, uma menina de 13 anos lançava um clipe bancado pela própria mãe. Lançado de forma despretensiosa, começou a se espalhar pela internet por ser um tanto engraçado, mas o que era uma piada, acabou gerando frutos positivos. A música chegou 34º lugar na Billboard Hot 100, principal parada dos Estados Unidos, uma posição inimaginável para uma jovem estudante. Após isso, a cantora trabalhou para melhorar seus vocais e chegou a lançar outras músicas, mesmo que não tenha conseguido o mesmo sucesso novamente.

Call Me Maybe (Carly Rae Jepsen)

Carly pode agradecer aos artistas Justin Bieber e Selena Gomez, que formavam um casal em 2011 e ouviram a canção no Canadá. Eles compartilharam um vídeo em suas redes sociais e as coisas começaram a acontecer. Essa história de “Call Me Maybe” virou febre, inspirando memes e chegando ao primeiro lugar nos Estados Unidos, Reino Unido e em diversos outros países.

In My Feelings (Drake)

Imagine, só, que loucura, sair do seu carro em movimento e sair cantando uma música? Parece até perigoso, mas foi isso que fez “In My Feelings”, do Drake, chegar ao primeiro lugar nas paradas. Na época, em 2018, ele divulgada “Scorpion” e esse nem era o single, algo que acabou acontecendo de forma espontânea.

Gangnam Style (Psy)

Antes do BTS, o K-POP já dominou o mundo na voz do Psy. Inicialmente, foi lançada só para o mercado oriental, mas ultrapassou fronteiras quando a gravadora resolveu apostar forte na divulgação em propagandas no YouTube. Deu certo, as pessoas não queriam nem “passar o anúncio”. Em pouco tempo, tava todo mundo dançando como um cavalinho. Até hoje, esse é o quinto clipe mais visto da história do YouTube.

Harlem Shake (DJ Baauer)

Nesse caso, ficou bem claro onde tudo começou. Um canal do YouTube chamado DizastaMusic postou um vídeo onde todo mundo estava congelado, posteriormente se transformando em uma festa maluca. Em pouco tempo, todo mundo começou a fazer isso, até as pessoas que menos se esperavam!