Canções de dois minutos ou menos. Versões aceleradas. Singles atrás de singles. Ainda que hoje em dia muitos artistas deem preferência para projetos cada vez mais descartáveis, recentes lançamentos de maior fôlego por artistas renomados recuperaram uma estética sonora não muito utilizada: a de transições entre faixas. Na maioria das vezes, quando ouvimos um disco na íntegra, percebemos uma pequena pausa entre o fim de uma música e o início da próxima. Porém, a estética das transições cria uma conexão melódica entre uma faixa e outra; que quando reproduzidas em sequência, torna quase imperceptível para o ouvinte a mudança entre elas. Para você curtir essa experiência na prática, criamos esta lista de 5 álbuns com transições perfeitas!
LEIA MAIS:
- Beyoncé se declara para Blue Ivy após participação em show: “Meu doce anjo”
- The Weeknd promete novidades para turnê no Brasil este ano; confira!
- Lady Gaga confirma filme da “The Chromatica Ball” e novo projeto musical
Mas atenção: antes de dar play, certifique-se de que poderá ouvir o álbum do começo ao fim, pois como diria Luísa Sonza e Ludmilla na música “CAFÉ DA MANHÃ ;P“, “depois que começa não para“! Ouça:
1) “THE E.N.D. (THE ENERGY NEVER DIES)” – Black Eyed Peas
Contendo hits como “Boom Boom Pow“, “I Gotta Feeling” e “Missing You“, o álbum “THE E.N.D. (THE ENERGY NEVER DIES)“, lançado em 2009 pelo grupo Black Eyed Peas, explora a estética de transição entre faixas ao longo de suas 16 canções (na versão standard). Confira:
2) “The Golden Echo” – Kimbra
Lançado em agosto de 2014, “The Golden Echo” é o segundo álbum de estúdio da cantora neozelandesa Kimbra. Com 12 faixas no total na versão padrão, incluindo os singles “90s Music“, “Miracle” e “Goldmine“; o disco explora as transições entre faixas através de pequenas gravações de áudios cotidianos e também pela inserção de acordes pertencentes à introdução de uma música na finalização da anterior. Ouça:
3) “Chromatica” – Lady Gaga
O retorno mais do que esperado de Lady Gaga ao pop aconteceu em 2020, com o lançamento do elogiado “Chromatica“. Depois de passear pelo jazz e country, a ‘Mother Monster‘ deu aos fãs um álbum dançante, animado e recheado de participações icônicas que merece ser ouvido na íntegra sem pular nenhuma faixa; uma vez que todas possuem uma transição suave entre si, que por sua vez são conduzidas por excelentes interludes. Com 16 músicas no total, o disco traz sucessos como “Stupid Love“, “Rain On Me” e “911“. Confira:
4) “Dawn FM” – The Weeknd
Sucessor do aclamado “After Hours“, o álbum “Dawn FM” é o quinto disco de estúdio do cantor The Weeknd, lançado em janeiro de 2022 nas principais plataformas digitais. Como o próprio título sugere, a experiência de ouvi-lo na íntegra assemelha-se a sintonizar uma estação de rádio e ouvir sua programação. Com 16 músicas na versão standard, incluindo “Gasoline“, “Take My Breath” e “Sacrifice“; o projeto ainda conta com Jim Carrey no papel de locutor da rádio! Solta o play:
5) “RENAISSANCE” – Beyoncé
Por último, mas não menos importante, “RENAISSANCE” da Beyoncé é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores exemplos de álbuns de transição entre faixas. Ao dar play em “I’M THAT GIRL“, canção que abre o disco, é praticamente impossível não ouvir as próximas 15 faixas que compõem o trabalho logo em sequência. Na verdade, sair do álbum antes de seu final é um verdadeiro ato de ruptura sonora! Até mesmo na atual turnê “RENAISSANCE WORLD TOUR“, nossa querida Queen B emenda uma música atrás da outra na mesma ordem que estão na tracklist.
Com fortes influências dos gêneros disco e house, a militância dançante de Beyoncé tem 16 faixas no total; incluindo “BREAK MY SOUL“, “ALIEN SUPERSTAR“, “CUFF IT” e “AMERICA HAS A PROBLEM“. Ouça:
BÔNUS: “Hannah Montana 2: Non-Stop Dance Party” – Hannah Montana
Lançado em janeiro de 2008, o álbum “Hannah Montana 2: Non-Stop Dance Party” é o primeiro disco de remixes da série “Hannah Montana” que, como o próprio nome sugere, oferece uma experiência sem pausa de alguns dos maiores hits da produção do canal Disney Channel. Solta o play:
E aí, curtiu nossa lista? Pois aqui vai uma dica: se você quer ter a experiência de transição entre faixas em músicas que não fazem parte do mesmo álbum, ou até mesmo pertencem a artistas diferentes, o Spotify oferece a função “Transições de faixas“, que pode ser ativada a qualquer momento em seu dispositivo. Clique aqui e saiba como!