Com a pandemia do coronavírus e a implantação do isolamento social como maneira de prevenir o contágio, o mundo do entretenimento teve que “se virar” para criar clipes. Aquele esquema de superprodução, com grande equipe envolvida, ficou inviável. Daí vieram duas soluções. Uma, mais popular, foram os clipes caseiros, filmados nas casas dos próprios artistas, de forma mais “amadora”. Uma segunda solução são os clipes de animação. Assim, é possível criar um roteiro incrível e colocar tudo em prática.
>> Diretores e os desafios em fazer videoclipes durante a quarentena
Alguns artistas têm optado pela animação. É o caso de Dua Lipa, com “Hallucinate“. Ela chegou até a receber reclamações de fã que queria um “clipe de verdade”. “Vocês se esqueceram que estamos no meio de uma pandemia nos últimos três meses?“, justificou ela.
Outros artistas que vão lançar clipes de animação nesta semana são The Weeknd em “Snowchild” e Pabllo Vittar em “Rajadão“. Isso só prova o quanto o método está em alta, por via das consequências.
Mas espera um momento… Clipe de animação é clipe de verdade, sim! Antes mesmo da pandemia, muitos clipes icônicos foram lançados dessa forma e entraram para a história. Portanto, não é uma novidade que surgiu na quarentena.
No Rock, o uso da animação é ainda mais frequente. Vale lembrar o Gorillaz, que é uma banda toda em animação! A imagem é toda trabalhada em cima disso, apesar das identidades dos integrantes reais já serem reveladas. O grupo foi criado em 2001 e tem clipes icônicos como “Feel Good Inc.“.
Para provar que clipes de animação são icônicos, separamos uma lista imperdível!
Nacionais
Quem não se lembra de “Na Sua Estante“, da Pitty? Bombou no finado Disk MTV! O enredo é baseado em um robô sentimental e isso realmente capturou a essência da música.
“Segredos“, do Frejat, é outro nostálgico. O cantor vira um bonequinho de procura o amor das mais diversas formas. Ele repetiu a forma em “Túnel do Tempo”.
Pitty – Na Sua Estante
Frejat – Segredos
Titãs – Os Cegos do Castelo
Gilberto Gil – Three Little Birds
O Rappa – Instinto Coletivo
Outo exemplo: Súplica Cearense
Internacionais do POP
Também tem ótimos exemplos no pop internacional. A era “Blackout” da Britney Spears foi uma das melhores sonoramente, mas ela estava passando por problemas pessoais. Depois dos clipes de “Gimme More” e “Piece Of Me“, a equipe decidiu continuar a era com “Break The Ice” em animação. No vídeo, a cantora animada vive grandes aventuras.
Outro icônico é “Viva Forever“, das Spice Girls. O estilo do grupo combinou perfeitamente com a estética de animação.
Britney Spears – Break The Ice
Madonna – Dear Jessie
Spice Girls – Viva Forever
Daft Punk – One More Time
Outro exemplo: Harder Better Faster
Mika – Lollipop
Internacionais do ROCK
“Yellow Submarine” é uma das músicas mais icônicas dos Beatles e o clipe representou muito bem com uma aventura subaquática. O Radiohead é outro exemplo, fazendo animações para “Paranoid Android” e “Burn The Witch“.
The Beatles – Yellow Submarine
Outro exemplo: Come Together
Red Hot Chili Peppers – Californication
Outro exemplo: Love Rollercoaster
Radiohead – Paranoid Android
Outro exemplo: Burn The Witch
Pearl Jam – Do The Evolution
Queens of The Stone Age – Go With The Flow
Usou animação, mas não 100%
Tem alguns casos que usam de animação, mas não completamente, misturando com cenas gravadas. Fica bem interessante e diferente! Destaque para “Music“, da Madonna.
Outros exemplos de clipes famosos que também usaram animação em alguns trechos da produção são “Take One Me”, do A-ha, “Leave Me Alone”, do rei do pop Michael Jackson, “Upside Down”, de Jack Johnson, que foi trilha sonora do filme “George, O Curioso”, e mais recentemente “Physical”, de Dua Lipa. Aqui no Brasil tivemos “Não Deixa O Mar Te Engolir”, clássico do Charlie Brown Jr..