in ,

Lista: 18 clipes de animação que fizeram sucesso no Brasil e no mundo

Com a pandemia do coronavírus e a implantação do isolamento social como maneira de prevenir o contágio, o mundo do entretenimento teve que “se virar” para criar clipes. Aquele esquema de superprodução, com grande equipe envolvida, ficou inviável. Daí vieram duas soluções. Uma, mais popular, foram os clipes caseiros, filmados nas casas dos próprios artistas, de forma mais “amadora”. Uma segunda solução são os clipes de animação. Assim, é possível criar um roteiro incrível e colocar tudo em prática.

>> Diretores e os desafios em fazer videoclipes durante a quarentena

Alguns artistas têm optado pela animação. É o caso de Dua Lipa, com “Hallucinate“. Ela chegou até a receber reclamações de fã que queria um “clipe de verdade”. “Vocês se esqueceram que estamos no meio de uma pandemia nos últimos três meses?“, justificou ela.

Outros artistas que vão lançar clipes de animação nesta semana são The Weeknd em “Snowchild” e Pabllo Vittar em “Rajadão. Isso só prova o quanto o método está em alta, por via das consequências.

Mas espera um momento… Clipe de animação é clipe de verdade, sim! Antes mesmo da pandemia, muitos clipes icônicos foram lançados dessa forma e entraram para a história. Portanto, não é uma novidade que surgiu na quarentena.

Clipes de animação icônicos
Fotos: DIvulgação / Reprodução

No Rock, o uso da animação é ainda mais frequente. Vale lembrar o Gorillaz, que é uma banda toda em animação! A imagem é toda trabalhada em cima disso, apesar das identidades dos integrantes reais já serem reveladas. O grupo foi criado em 2001 e tem clipes icônicos como “Feel Good Inc.“.

Para provar que clipes de animação são icônicos, separamos uma lista imperdível!

Nacionais

Quem não se lembra de “Na Sua Estante“, da Pitty? Bombou no finado Disk MTV! O enredo é baseado em um robô sentimental e isso realmente capturou a essência da música.

Segredos“, do Frejat, é outro nostálgico. O cantor vira um bonequinho de procura o amor das mais diversas formas. Ele repetiu a forma em “Túnel do Tempo”.

Pitty – Na Sua Estante

Frejat – Segredos

Titãs – Os Cegos do Castelo

Gilberto Gil – Three Little Birds

O Rappa – Instinto Coletivo

Outo exemplo: Súplica Cearense

Internacionais do POP

Também tem ótimos exemplos no pop internacional. A era “Blackout” da Britney Spears foi uma das melhores sonoramente, mas ela estava passando por problemas pessoais. Depois dos clipes de “Gimme More” e “Piece Of Me“, a equipe decidiu continuar a era com “Break The Ice” em animação. No vídeo, a cantora animada vive grandes aventuras.

Outro icônico é “Viva Forever“, das Spice Girls. O estilo do grupo combinou perfeitamente com a estética de animação.

Britney Spears – Break The Ice

Madonna – Dear Jessie

Spice Girls – Viva Forever

Daft Punk – One More Time

Outro exemplo: Harder Better Faster

Mika – Lollipop

Internacionais do ROCK

Yellow Submarine” é uma das músicas mais icônicas dos Beatles e o clipe representou muito bem com uma aventura subaquática. O Radiohead é outro exemplo, fazendo animações para “Paranoid Android” e “Burn The Witch“.

The Beatles – Yellow Submarine

Outro exemplo: Come Together

Red Hot Chili Peppers – Californication

Outro exemplo: Love Rollercoaster

Radiohead – Paranoid Android

Outro exemplo: Burn The Witch

Pearl Jam – Do The Evolution

Queens of The Stone Age – Go With The Flow

Usou animação, mas não 100%

Tem alguns casos que usam de animação, mas não completamente, misturando com cenas gravadas. Fica bem interessante e diferente! Destaque para “Music“, da Madonna.

Outros exemplos de clipes famosos que também usaram animação em alguns trechos da produção são “Take One Me”, do A-ha, “Leave Me Alone”, do rei do pop Michael Jackson“Upside Down”, de Jack Johnson, que foi trilha sonora do filme “George, O Curioso”, e mais recentemente “Physical”, de Dua Lipa. Aqui no Brasil tivemos “Não Deixa O Mar Te Engolir”, clássico do Charlie Brown Jr..

Escrito por Caian Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Após Kanye West dizer que está há dois anos tentando se separar de Kim Kardashian, socialite se pronuncia: "Doloroso". Foto: Getty Images

Após Kanye West dizer que está há dois anos tentando se separar de Kim Kardashian, socialite se pronuncia: “Doloroso”

Meus Prêmios Nick: veja lista completa de indicados de 2020

Meus Prêmios Nick: veja lista completa de indicados de 2020