Alguns dias após a revelação do estrelado line-up do Primavera Sound Barcelona, a edição do festival que acontece no Porto, em Portugal, teve as suas atrações divulgadas nesta quinta-feira (7). Além de nomes como Charli XCX, Central Cee, Jamie XX, Beach House e Turnstile, o evento trará shows de artistas brasileiros, como Liniker, Anavitória e Tulipa Ruiz. As apresentações acontecem entre 12 e 15 de junho, no Parque da Cidade. Veja o line-up completo!
LEIA MAIS:
- Primavera Sound cancela edição de 2024 na América Latina; entenda a decisão!
- Ludmilla, Liniker e Duquesa entre os vencedores do Prêmio Potências 2024; veja a lista!
- Liniker: CAJU ganha vinil duplo com fotos inéditas
- Liniker, Ludmilla e Ivete entre os indicados ao Prêmio Multishow 2024; acompanhe!
Também estão entre as atrações do Primavera Sound Porto nomes como Caribou, Parcels e Wet Leg. O festival já acontece no Porto desde 2018, e a edição de 2025 será a sexta. Os ingressos já estão à venda.
Atualmente, Liniker celebra o sucesso do disco “CAJU” (2024), que foi aclamado pelo público e crítica. A cantora acaba de levar para casa o troféu de “Música do Ano”, pela faixa-título do álbum, no Prêmio Potências 2024, além de concorrer em várias outras categorias no Prêmio Multishow e no WME Awards. Nesta sexta-feira (8), Liniker dará início à aguardada “CAJU Tour” no Espaço Unimed, em São Paulo, com ingressos esgotados.
Já o duo Anavitória, por sua vez, está para revisitar o elogiado disco “COR” (2021) com um filme que terá exibição única em salas de cinema de algumas cidades espalhadas pelo Brasil no próximo dia 12 de novembro.
A vencedora do Grammy Latino, Tulipa Ruiz, está atualmente em cartaz com o show “TRAGO”, projeto paralelo entre ela, Rica Amabis, Alexandre Orion e Gustavo Ruiz. O quarteto se apresenta este fim de semana no Sesc Vila Mariana, em São Paulo.
Primavera Sound cancela edição de 2024 na América Latina; entenda a decisão!
No final de agosto, a produção do Primavera Sound, festival que acontece em São Paulo e em outros países vizinhos, anunciou que não haverão edições na América Latina em 2024. A notícia corrobora com os rumores recentes de dificuldade para construção de um line-up, problema que tem afetado outros eventos do mesmo porte.
Em uma nota, enviada à imprensa, Alfonso Lanza, diretor do Primavera Sound, lamenta a decisão, que precisou ser tomada por conta de dificuldades externas que a produção enfrentou durante a organização da nova edição. Além de São Paulo, Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Assunção, no Chile, também ficarão sem o festival neste ano.
“Como foi comprovado em 2022 e 2023 com a nossa chegada à América Latina em diversos territórios e formatos, qualquer evento Primavera Sound é construído com rigorosos padrões de qualidade onde quer que seja realizado. É este nível de exigência em termos artísticos e de produção que nos consolidou mundialmente na vanguarda dos festivais de música”, disse a nota.
A ideia era que as edições do Primavera Sound na América Latina acontecessem entre novembro e dezembro deste ano. “Esta é sem dúvida uma decisão difícil, tomada depois de muitos meses de trabalho e depois de percorrer vários caminhos para poder executar estes eventos com garantias, especialmente na situação atual dos desafios da indústria musical”, disse o diretor do festival.
Ainda de acordo com Lanza, a organização do festival tentou encontrar toda e qualqer possibilidade de fazer com que o evento acontecesse. No entanto, o Primavera Sound preferiu reunir suas energias para organizar planos futuros.
A nota, porém, não deixa claro que há planos para uma edição por aqui em 2025. No comunicado, a organização afirma que está “olhando para o futuro para que isso aconteça o mais rápido possível”, sem mensurar um retorno do festival aos países latinos.
“Queremos agradecer aos nossos parceiros locais pela dedicação e esforço, que demonstraram o seu inestimável apoio a um projeto em que continuamos a acreditar pelo seu valor cultural e pela expansão de rotas musicais na América Latina, algo que consideramos positivo para todas as partes envolvidas no processo, desde fãs até artistas”, encerrou Alfonso.