Lil Nas X. Foto: Reprodução do Instagram @LilNasX
in ,

Lil Nas X recebe críticas após metáfora com gestação de álbum

Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) compartilhou texto em que chama atenção do rapper

A tal gravidez de Lil Nas X, utilizada como metáfora para anunciar o nascimento de “Montero“, seu primeiro álbum, está dando o que falar. É que a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), publicou um alerta nesta quinta-feira (16) sobre o uso indevido do termo que o rapper teria usado da sua imagem enquanto “homem grávido”. Segundo a organização, “gravidez não é fantasia”, ressaltando as dificuldades que pessoas LGBTQIA+ passam com essa questão.

Lil Nas X grávido - rapper dá respostas debochadas a críticas
Foto: Twitter @LilNasX

Tudo começou quando Nas X iniciou uma campanha onde aparece com uma barriga de grávido, como se estivesse gestando seu novo disco. Nos últimos dias, o rapper ainda organizou até mesmo um chá de bebê beneficente para arrecadar dinheiro para várias instituições de caridade. Apesar de ser bastante elogiado por algumas pessoas, o artista também recebeu criticas.

Enquanto um lado diz que ele quebrou padrões de gênero, outro lado aponta que o cantor pode ter ofendido mulheres e diversas pessoas dentro da comunidade, como homens trans e não binárias.

Lil Nas X faz sessão de fotos "grávido"
(Foto: People / Adrian Per)

Para a ANTRA, “Lil Nas X está lucrando muito com um tipo de imagem que, na vida real, faz com que homens trans sejam violentados, rejeitados e maltratados pelo sistema de saúde”, diz a nota, divulgada nas redes sociais da organização. “É uma ofensa a mulheres e demais pessoas que podem engravidar ver a gestação ser usada como uma jogada de marketing tão problemática como Lil está fazendo e isso deve parar”.

A ANTRA ainda diz que o artista ignora as experiências vividas por homens trans, que enfrentam discriminação e assédio durante a gravidez. A associação ainda diz que ser Queer, não o torna imune a ser transfóbico.

Leia mais:

Leia a nota na íntegra:

Gravidez não é FANTASIA! Lil Nas X de forma totalmente irresponsável e descuidada – Transfóbica até, se fantasiou de grávido sem qualquer tipo de discussão ou reflexão em torno dos problemas enfrentados por mulheres, homens trans/transmasc e pessoas NB que podem gestar. É uma ofensa a mulheres e demais pessoas que podem engravidar ver a gestação ser usada como uma jogada de marketing tão problemática como Lil está fazendo e isso deve parar. Pessoas morrem sem acesso aos cuidados de saúde na gestação ou sem direito/acesso ao aborto seguro.

Não há como defender! Errou feio fazendo piadas e transformando a gestação em um jogo midiático. Estamos em 2021 e isso é inaceitável!!! Para as pessoas que dizem ‘mas Lil Nas X é queer!’ Ser Queer não o torna imune a ser transfóbico. Algumas pessoas cis queer são transfóbicas! Lil Nas X está lucrando muito com um tipo de imagem que, na vida real, faz com que homens trans sejam violentados, rejeitados e maltratados pelo sistema de saúde. Ele ignora as experiências vividas por homens trans, que enfrentam discriminação e assédio durante a gravidez.

Além disso, o momento escolhido pelo rapper foi péssimo: ele compartilhou as fotos logo depois que uma lei do Texas que proíbe o aborto com seis semanas de gravidez entrou em vigor – sem mencionar NADA a respeito. Sentimos que alguém de sua relevância haja dessa forma.

Lil pode arrancar a barriga grávida fake a qualquer momento, enquanto grávidas no Texas perderam a capacidade de tomar decisões sobre suas próprias gravidezes. Mulheres e pessoas que podem gestar não podem sair de seus corpos. Não podem descartar as gravidezes dessa maneira.

E mais uma vez, a cisgeneridade se apropriando das vivências e da narrativa de pessoas trans para lucrar. Homens trans/transmasc e pessoas NB que podem gestar seguem invisibilizades, mesmo depois dessa discussão e por isso esse close foi erradíssimo! Respeitem nossos corpos!”

Escrito por Leonardo Rocha

Boate The Week fecha as portas em São Paulo após 17 anos

Pabllo Vittar marca volta aos palcos em festival no México

Com clipe gravado, Pabllo Vittar revela qual o próximo single do “Batidão Tropical”