Depois do imenso sucesso de “Old Town Road”, que quebrou o histórico recorde de Mariah Carey de música com mais semanas no topo da Billboard Hot 100, Lil Nas X é agora o mais novo alvo de acusação de plágio.
Segundo o site Pitchfork, o rapper está sendo processado por plágio na música “Rodeo”, sua parceria com Cardi B, que também faz parte da acusação.
O processo foi aberto pelos produtores Don Lee e Glen Keith DeMeritt III, que alegam que “Rodeo” possui similaridades substanciais com a gravação “gwenXdonlee4-142”, que foi incorporada na música “Broad Day”, lançada por PuertoReefa e Sakrite Duexe em 2017.
Segundo os documentos do processo, acessados pelo site Pitchfork, “Broad Day” foi amplamente apresentada, publicada e distribuída, com nenhuma limitação dentro ou fora da cena do hip-hop de Atlanta. Ainda segundo o processo, Lil Nas X e seus colaboradores não receberam permissão dos acusadores para interpolar, samplear, usar ou copiar o trabalho dos produtores e que os acusados fizeram uma cópia não autorizada ou um trabalho derivado do material original dos produtores.
A acusação afirma que ambas as músicas, “Rodeo” e “Broad Day”, usam uma mesma estrutura de quatro frases por cima da progressão de acordes Mi, Fá, Sol, Fá, Mi. Instrumentos similares também são usados em ambas as músicas.