Por que o filme “Licorice Pizza”, indicado ao Oscar, tem esse título? Muitas pessoas terminam de assistir ao longa-metragem de Paul Thomas Anderson com essa pergunta na cabeça. Em cartaz nos cinemas, “Licorice Pizza” não se passa em uma pizzaria nem nada parecido. Mas tem uma explicação, sim, para esse título.
Leia mais:
- HAIM lança clipe de “Lost Track”, dirigido por Paul Thomas Anderson, de ‘Licorice Pizza’
- Oscar 2022: saiba onde assistir aos filmes indicados a melhor filme!
- Oscar 2022: Confira a lista completa de indicados
Em tradução literal, o título do filme seria “pizza de alcaçuz”, mas isso também não explica nada. Se você assistir, entenderá que não há menções a pizzas de alcaçuz. Esse título, na verdade, é uma referência aos anos 1970 – período no qual a história do filme é ambientada.
“Licorice pizza” é uma gíria norte-americana para discos de vinil, o que remete ao século passado. Além disso, esse foi o nome de uma famosa loja de discos da Califórnia. Ela fez tanto sucesso que teve dezenas de filiais. Quem gostava de música passava horas vendo os vinis, também chamados de LPs. A loja foi inaugurada em 1969, teve seu auge nos anos 1970, e fechou as portas em 1986.
“Licorice Pizza” quase teve outro título
Em entrevista à revista Variety, o cineasta Paul Thomas Anderson contou que levou meses para definir o título do filme. Ele quase se chamou “Soggy Bottom” – algo mais óbvio para a trama: é o nome do negócio aberto pelo protagonista Gary Valentine (Cooper Hoffman). Mas o diretor não queria ter um filme com esse nome no currículo. Uma possível tradução para “soggy bottom” é “nádegas encharcadas”.
Ele ficou com “Licorice Pizza” mesmo.
“Quando eu estava crescendo, havia uma rede de lojas de discos no sul da Califórnia chamada Licorice Pizza. Parecia uma pegadinha para a sensação que o filme causa. Suponho que, se você não tem referência à loja, são duas ótimas palavras que funcionam juntas e talvez capturem um clima”, explica Paul Thomas Anderson.