ATENÇÃO: a matéria a seguir aborda assuntos como abuso e violência sexual, o que pode ser gatilho para algumas pessoas. Caso você esteja passando ou conheça alguém que possa estar sendo vítima deste tipo de violência, procure o canal de denúncia da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, pelo telefone 100.
Nesta quinta-feira (20) o Tribunal de Barcelona aceitou a liberação provisória de Daniel Alves caso ele pague uma fiança de um milhão de euros, cerca de R$ 5,4 milhões, na cotação atual. Ele foi condenado a 4 anos e meio de prisão por estuprar uma mulher de 23 anos no banheiro de uma boate em Barcelona, em dezembro de 2022.
LEIA MAIS:
- Ator sul-coreano de “Round 6” é condenado a prisão por assédio sexual
- Ator de “Daisy Jones & The Six” é acusado de assédio sexual
- Ex-roteirista do “Vai Que Cola” acusa TODOS atores da série de assédio moral
Nas redes sociais, a decisão da Justiça espanhola causou grande revolta, com críticas diretas ao sistema e também a Neymar Jr, que antes da sentença ajudou a pagar uma multa do jogador de futebol: “Mensagem ao mundo: homens ricos podem estuprar e continuar em liberdade. Homens ricos podem tudo?”.
Veja a repercussão:
A justiça espanhola dizendo com todas as letras que pode sim estuprar, pode sim cometer qualquer violência de gênero, desde que você seja rico e pague multas de milhões de euros. Aí você pode fazer o que quiser. Daniel Alves é um estuprador e não tem riqueza que mude isso.
— Lana de Holanda Pelech ️⚧️ (@lanadeholanda) March 20, 2024
Completo absurdo.
Daniel Alves, um estuprador condenado pode pagar uma fiança e ficar livre.
Mensagem ao mundo: homens ricos podem estuprar e continuar em liberdade. Homens ricos podem tudo? pic.twitter.com/Q9UTlG7Ct9
— Anna Karina PSOL (@annakarinapsol) March 20, 2024
O caso Daniel Alves é simplesmente insuportável. Revoltante e odioso. E a ajuda de Neymar e sua família só revela o descaso e o ÓDIO que os jogadores de futebol têm com as mulheres. Casos não faltam e se multiplicam. Em todas as direções, uma mais violenta que a outra. Abjeto.
— Lucca Bopp (@lucca_bopp) March 20, 2024
Quando te disserem que dinheiro não é tudo, lembre-se que ele compra tudo, até liberdade de estuprad0r. Daniel Alves vai sair. Inacreditável. pic.twitter.com/DKMSIR4FZ6
— Mai (@cella_mai) March 20, 2024
A justiça espanhola deu liberdade provisória ao estuprador Daniel Alves, sob fiança de 1 milhão de euros. Eu fico imaginando o que passa na cabeça da vítima, em ver que é só pagar pra poder estuprar e ser solto. Espanha mostrando que além de ser um país racista, é condescendente… pic.twitter.com/t4Ssq1YoFJ
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) March 20, 2024
quando eu ouvir um europeu metendo o framoso “ain a cultura islâmica é machista e preconceituosa”, lembrarei da justiça espanhola aliviando pro Daniel Alves e pros racistas de lá.
— Leila Germano ️ (@LeilaGermano) March 20, 2024
Daniel Alves é um estuprador condenado, e mesmo com todas as provas reunidas o dinheiro abriu suas portas. A liberdade condicional dada a ele, despreza a vida e a segurança das mulheres. A mensagem da justiça espanhola parece ser: se for milionário o estupro está liberado! pic.twitter.com/kkC42vKaPF
— Bella Gonçalves (@bellagoncalvs) March 20, 2024