Um assunto ainda recente e cheio de mistérios ronda a indústria da música: na madrugada do dia 21 de dezembro, os discos “Have Your Way” e “Back Up, Rewind” foram lançados nos serviços de streaming Spotify, Apple Music e YouTube Music sob o nome de Queen Carter, sendo então, álbuns da cantora Beyoncé.
A “novidade” durou pouco tempo entre os fãs descobrirem e os materiais serem retirados das plataformas. O motivo? Bom, os álbuns eram falsos!
O site Rolling Stone trouxe mais informações sobre essa situação nesse início de ano que para eles, “não despertou tanto alarme quanto deveria”. Vamos mostrar passo-a-passo dessa situação, que não aconteceu apenas com Beyoncé – as cantoras Ariana Grande e SZA também passaram por situações parecidas recentemente – mas, que acende um sinal vermelho sobre os problemas da indústria da música em escala mundial.
Veja detalhes específicos sobre os álbuns lançados sob os nomes de ‘Queen Carter’:
- As 20 faixas – 10 de cada álbum – incluem o lado B, raridades, regravações e faixas-bônus de diversos álbuns de Beyoncé:
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- Entre elas, está a faixa “Hollywood”, que integrou o disco “Kingdom Come (2006)”, de Jay-Z;
- “Crazy Feelings” e “After All is Said and Done”, de 1999, são as faixas mais antigas da lista. A primeira, integra o disco “Da Real World”, de Missy Elliot’s. Beyoncé canta o refrão. Já a segunda é um dueto com Marc Nelson que apareceu na trilha sonora do filme “O Melhor Homem”;
O site Rolling Stone entrou em contato com a Soundrop, um serviço independente de distribuição digital pelo qual as faixas de Beyoncé e SZA foram aparentemente enviadas por diferentes contas. A empresa diz que está trabalhando com as autoridades em uma investigação sobre o “potencial roubo de propriedade intelectual” e que derrubou a música assim que foi ciente de que violou os termos de serviço da empresa.
“Identificamos quem é e como abusaram de nosso sistema para superá-lo”, disse Zach “Pony” Domer, gerente de marca da Soundrop, à Rolling Stone, acrescentando que não pode compartilhar outras informações específicas sobre o vazador por causa da continuidade investigação. “Não sabemos como o conteúdo foi obtido originalmente antes de chegar ao nosso sistema, mas pelo que entendi essas gravações de áudio antigas estavam circulando em fóruns e haviam sido compartilhadas anteriormente, e como não eram gravações oficiais, elas podiam não ser identificado. O usuário usou metadados falsos, obscureceu informações e mentiu ”.
Tentando entender a regularidade desses problemas, a revista entrou em contato com o diretor do programa de negócios musicais da Steinhardt School of Music, da Universidade de Nova York, Larry Miller.
“Esse tipo de coisa acontece o tempo todo. As pessoas simplesmente não ouvem falar sobre isso, porque isso não acontece o tempo todo com o maior artista do mundo. Devido às mudanças na distribuição de música e à tecnologia de distribuição e consumo, esses tipos de vazamentos, secretos ou não, são muito mais prováveis de acontecer do que nunca”, diz.
Um dos problemas apontados é que o Spotify obtém seus rastros de distribuidores, que podem ser grandes gravadoras ou serviços independentes menores. Mas não é possível avaliar cada uma das milhões de novas músicas que chegam ao sistema.
“Esses são problemas técnicos diabolicamente difíceis de resolver, especialmente quando as plataformas procuram se tornar mais abertas”, diz Miller.
Esse processo é referente à abertura do Spotify para que o próprio artista coloque a sua música no sistema da plataforma, como falamos aqui.
“É preocupante não apenas que álbuns falsos estão passando, mas que eles estão, presumivelmente, afetando o valor geral de outros fluxos naquele dia. Como não há taxa por royalties em royalties – os royalties são baseados no desempenho cumulativo do total de lançamentos de música – as pessoas poderiam assumir que Beyoncé lançou um novo projeto, recorrendo à sua conta e afetando drasticamente os royalties dos fluxos de outras pessoas. ” diz Dae Bogan, especialista em licenciamento de música que fundou a TuneRegistry, uma plataforma de gerenciamento que lida com metadados de músicas.
“Se este fosse um artista menor, poderia ser uma tática inovadora para atrair alguém para as manchetes e fazê-lo começar a ganhar SEO em torno do nome antes de um lançamento maior. Isso teria funcionado ”, completa Bogan.
Para a Rolling Stone, ‘A principal coisa que os falsos álbuns de Beyoncé realizaram foi provar quão fácil pode ser entregar álbuns falsos de Beyoncé, e nós provavelmente veremos mais do mesmo neste ano’.
Além desse problema, também temos as fraudes referentes à empresas que coordenam máquinas para ficar 24 horas por dia contabilizando streams para determinadas músicas e artistas. Também já citamos esses casos aqui no MM, tanto no Brasil, quanto mundial.
Como serão os métodos para superar esses problemas na indústria da música em 2019?