in , , ,

Leonardo compara pandemia de coronavírus a HIV e revolta ativistas e internautas


Foto: Reprodução/TV

O cantor Leonardo despertou a ira de muitos internautas ao comparar a pandemia de coronavírus a HIV durante um show no interior de Minas Gerais. “Trinta milhões no Brasil que tem HIV. Vamos ser sinceros? Ninguém usa camisinha. Agora 900 casos [de coronavírus] confirmados e tem que usar máscara? A conclusão que a gente chega é: melhor morrer f*** do que tossindo”, disse o sertanejo ao público.

Assista ao vídeo registrado por uma pessoa da plateia:

A declaração incomodou ativistas. O Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (Foaesp), coletivo que reúne mais de uma centena de organizações que atuam na luta contra a aids, manifestou nota de repúdio às declarações do cantor.

“Sem considerar sua responsabilidade como formador de opinião e influenciador de milhões de fãs, o artista banaliza dois importantes agravos à saúde que mobilizam a sociedade brasileira: o HIV e o COVID-19. Afora a desinformação – o Ministério da Saúde estima em 866 mil as pessoas com HIV no país –, Leonardo presta um desserviço às ações de controle da circulação do corona vírus e às mobilizações de incentivo ao uso constante do preservativo”, diz o documento.

Por sua vez, muitos internautas se manifestaram contrários à polêmica declaração e apoiam a redução de eventos com grande público, uma vez que esta tem sido a diretriz das autoridades sanitárias em todo o mundo.