Após diversos clipes que misturam o humor e a conscientização social, Leona Vingativa está pronta para dar o passo mais ousado em sua carreira. A artista transexual fará parte de um coletivo de mulheres e disputará vaga na Câmara de Vereadores de Belém pelo PCdoB nas próximas eleições.
O perfil do partido republicou a informação veiculada pelo jornalista Gabriel Pinheiro e escreveu: “Uma honra esta bancada de mulheres combativas. Mulheres negras, trabalhadoras, estudantes! Bancada de peso para ocupar a Câmara de Belém“.
Uma honra esta bancada de mulheres combativas 🙂
Mulheres negras, trabalhadoras, estudantes! Bancada de peso para ocupar a Camara de Belém!!@vivipsc @syanneneno @oieveline @belemtransito @rodrigomoraes65 @JorgePanzera @AnaJuliaPCdoB @PCdoB_Oficial @caboquisse @lorodadoca https://t.co/ee5BTVxmH3— PCdoB Pará🇧🇷 (@pcdobpaoficial) July 31, 2020
Leona foi uma das primeiras celebridades surgidas na internet. Em 2009 começou a produzir uma minissérie de drama feita e gravada de forma amadora pelo celular. A trama rendeu milhares de acessos no YouTube, quando ainda nem existia o termo youtuber.
Engajada em causas ambientais, seus vídeos mais famosos retratam sua relação com os problemas de sua cidade natal, Belém do Pará. Temas como lixo, alagamentos e sexo seguro foram abordados de forma bem humorada e conquistou uma legião de seguidores pelo país.
Sua história de vida, as lutas diárias e o sucesso na internet já foram tema de documentário. “Leona – O filme”, dirigido por Clara Seria e Hugo Resende, foi lançado em junho de 2019 durante o Festival “Cinema em Transe”, em São Paulo. O curta conta com a participação da cantora e conterrânea Gaby Amarantos.
Recentemente, Leona Vingativa foi convidada pelo Instituto Moreira Salles e pelo diretor Kleber Mendonça Filho para falar sobre temas da atualidade como a dificuldade de trabalhar neste momento em que o Brasil enfrenta a pandemia do coronavírus. A ação faz parte de um programa de produção artística e destinará R$ 500 mil a projetos que não impliquem em deslocamentos ou outras formas de quebra de medidas de isolamento social.
Veja alguns dos clipes mais famosos da Leona Vingativa: