Há 30 anos, Madonna escandalizava o mundo (novamente) com o lançamento do clipe de “Justify My Love”. Até mesmo a MTV americana se recusou a passá-lo em sua programação. O que muitos não sabem é que Lenny Kravitz ofereceu a faixa à rainha do pop sob a promessa de lhe garantir mais um single número 1 (o que de fato aconteceu). Em entrevista para o site Yahoo Entertainment, o cantor e compositor revelou detalhes picantes das gravações.
Lenny, que é um dos co-autores da faixa, ainda acha divertido o fato do clipe artístico, que apresentava imagens de fetiche e nudez parcial, ter gerado tanta polêmica na época. Mas ele se maravilha com a forma como a astuta Madonna transformou o que poderia ter sido um revés na carreira em uma oportunidade de marketing inovadora. Ao lançar o VHS com o clipe de “Justify My Love”, vendeu 5 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos e detém, até hoje, o recorde de video-single mais vendido de todos os tempos.
“O vídeo foi banido, e quando você olha agora, você se pergunta por quê? Parece muito leve agora, mas era lindo, sensual e corajoso. Um lindo filme em preto e branco. E como a MTV o proibiu, Madonna decidiu vender o vídeo [em VHS, por US$ 9,98], e cada vídeo contava como um single. Eu me lembro de pessoas fazendo fila em torno da Tower Records, ao redor do quarteirão, para consegui-lo. E ficou em 1º lugar não apenas nos EUA, mas globalmente por não sei quanto tempo”, disse Lenny Kravitz sobre o clipe dirigido por Jean-Baptiste Mondino.
Na época, Lenny Kravitz estava apenas começando sua carreira. E sua amizade com Madonna era recente. Mesmo assim, ele já tinha a confiança de saber que “Justify My Love”, apesar de não parecer um single pop típico (e certamente não era uma música típica dele), seria um sucesso mainstream. E ele teve a confiança de tentar convencer Madonna a gravá-la sozinha.
“Foi super sexy e difícil ao mesmo tempo. Eu apenas senti. Só sabia que havia algo muito especial na música e na qualidade dela, porque era muito minimalista. Uma coisa instintiva, sabe? Eu estava trabalhando em algumas demos e ‘Justify My Love’ surgiu e eu adorei, mas sabia que não era para mim. Achei que seria perfeito para Madonna. Então liguei para ela e disse: ‘Tenho um hit número 1 pra você’. E fui me encontrar com ela naquele mesmo dia“, contou.
Desde então, Lenny e Madonna já compartilharam bons momentos aos olhos do público, como a performance de “Ray Of Light” no MTV VMA em 1998 ou a participação do cantor e guitarrista na turnê “Sticky & Sweet”, em 2008. O que os fãs sempre especularam é se os dois já tiveram um caso. Ao ser questionado, Lenny soltou um sorriso malicioso acerca deste período das gravações.
“Éramos só nós dois e meus engenheiros, e tudo aconteceu em um dia. Foi muito rápido. Sim, há detalhes sobre aquela sessão que não posso contar, mas foi divertido e muito sensual. Só saiba que foi tudo muito autêntico”, limitou-se a dizer.
Ele, que está lançando a autobiografia “Let Love Rule”, detalha sua vida até o lançamento de seu primeiro álbum em 1989. Como a gravação de “Justify My Love” aconteceu apenas em 1990, parece que Lenny guardará os detalhes mais suculentos para uma possível segunda autobiografia.