Foto: Divulgação/LEGO
in

LEGO e Universal Music lançam aplicativo que transforma crianças em diretores de videoclipes

A LEGO Group e a Universal Music Group (UMG) anunciaram um lançamento inédito, o LEGO VIDIYO, uma experiência lúdica e inovadora de criar videoclipes, projetada para celebrar e expandir a criatividade e a paixão das crianças pela música. A previsão é que os primeiros produtos estarão disponíveis na maioria dos países a partir de 1º de março.

O aplicativo traz uma forma nova de brincar que ajuda a criança a sonhar alto, dirigindo, produzindo, estrelando e compartilhando seus próprios videoclipes, usando faixas de todo o mundo, lideradas por sucessos das paradas de artistas ​​da UMG. O LEGO VIDIYO foi projetado para crianças dos 7 aos 10 anos, proporcionando um universo seguro onde elas podem atravessar os mundos do jogo físico e digital.

“Queremos alimentar a imaginação da próxima geração de criativos, fornecendo uma nova tela para as crianças se expressarem criativamente”, conta Julia Goldin, diretora de produtos e marketing do LEGO Group .

O game foi criado a partir de um estudo de consumo realizado pela UMG Music em 2019 revelou que mais de três quartos (79%) dos pais em todo o mundo desejam que seus filhos tenham mais confiança na criatividade. “Sabemos que as crianças estão sempre buscando novas maneiras de experimentar criativamente, e o LEGO VIDIYO está aqui para ajudar todas as crianças com paixão pela música a liberar sua criatividade”, revela Julia.

Foto: Divulgação/LEGO

Música e brincadeiras criativas são incrivelmente importantes na vida das crianças, conforme revelado por pesquisas do LEGO Group e da UMG. Confira alguns insights das pesquisas que balizaram a criação do app:

  • 89% dos pais dizem que a música ajuda a desenvolver habilidades criativas, enquanto 83% dizem que ajuda a aumentar a confiança.
  • 94% dos pais acreditam que brincar com peças de LEGO ajuda a desenvolver a criatividade, 91% dizem que melhora a resolução de problemas e 89% dizem que aumenta a confiança.
  • 74% das crianças de 5 a 12 anos afirmam que a música as ajuda a se conectar com amigos, confirmando que ouvem música todos os dias.
  • 76% dos pais e filhos com idades entre 5 e 12 anos acreditam que a música os ajuda a expressar quem eles são.
  • 81% dos pais dizem que a música une as famílias e as ajuda a se relacionar com os filhos.
  • 92% dos pais e 95% das crianças com idades entre 5 e 12 anos afirmam que brincar de LEGO é divertido para toda a família.

Como a LEGO VIDIYO exige o consentimento dos pais verificado – junto com o anonimato – e moderação externa de todo o conteúdo carregado no feed do aplicativo, os pais podem ter a certeza de que seus filhos estão liberando sua criatividade enquanto permanecem seguros online. O aplicativo ainda permite que as crianças estilizem todos os membros da banda, selecionem nomes para a banda, criem capas de álbuns e muito mais.

Este é o primeiro produtor gerado desde que a LEGO Group e a Universal Music Group anunciaram sua parceria em abril de 2020. “Por meio dessa parceria global inovadora – com o poder da música e da brincadeira aproveitados para apoiar o desenvolvimento inicial da criatividade – as crianças ao redor do mundo serão capazes de se expressar no palco, dirigir, apresentar e compartilhar seus videoclipes”, revela Olivier Robert-Murphy, vice-presidente executivo do Universal Music Group and Brands.

Foto: Divulgação/LEGO

Como funciona o jogo

Acessado por meio de um mashup exclusivo de elementos LEGO, minifiguras, música, realidade aumentada e um novo aplicativo vibrante, o LEGO VIDIYO será preenchido com infinitas combinações de opções de edição desbloqueadas por meio do novo efeito especial ‘BeatBits’. Os jovens criadores podem aproveitar e experimentar seus próprios estilos individuais e formas de dar vida aos videoclipes. Funciona assim:

  1. Escolha uma das muitas músicas no aplicativo de uma ampla variedade de artistas consagrados – tanto no topo das paradas contemporâneas quanto clássicos instantaneamente reconhecíveis;
  2. Crie sua banda a partir de uma coleção de minifiguras físicas, que podem ser personalizadas e trazidas à vida em diferentes escalas por meio da tecnologia AR no aplicativo;
  3. Alinhe efeitos especiais na forma de ‘BeatBits’ e coloque-os no palco de digitalização. Os BeatBits são elementos de LEGO 2×2 quadrados decorados, que uma vez digitalizados desbloqueiam efeitos digitais que permitem controlar tudo, desde estilos de vídeo e música a efeitos de cena;
  4. Os criadores podem ver sua visão realizada ao escolher qualquer coisa, desde efeitos de brilho em preto e branco a chuveiros de confete e até mesmo visão de raios-X;
  5. Eles também podem adicionar efeitos de áudio, como DJ scratching, voz de mouse ou solo de sax, bem como movimentos e truques de personagem divertidos, de breakdance a surfar em um tubarão.

Prepare o cenário

De parques a quartos e quintais a modelos construídos em tijolos, os videoclipes LEGO VIDIYO podem viver em qualquer lugar. Em apenas três segundos, sua localização é digitalizada e a contagem regressiva de produção começa.

Ao atingir os BeatBits selecionados no aplicativo, as crianças assumem o controle criativo de sua própria produção de videoclipes, acionando movimentos de dança e efeitos de áudio/vídeo em uma incrível performance de 60 segundos, que pode ser reduzida para 5, 10, 15 ou 20 segundos compartilhável clipes.

Os clipes podem então ser carregados para o feed do aplicativo, mas apenas depois que o conteúdo tiver passado pela moderação. Vale destacar que, qualquer conteúdo com informações de identificação pessoal, como crianças estrelando no vídeo, não será aprovado para upload de feed de aplicativo. Mas, ele pode ser armazenado localmente no aplicativo para ser apreciado pessoalmente com amigos ou familiares.

Atualização

Novas músicas, desafios e conteúdo inspirador serão adicionados regularmente ao aplicativo para manter o jogo atualizado e encorajar as crianças a continuarem desenvolvendo suas habilidades criativas.

Os desafios são projetados para ajudar jovens criadores a transformar seus vídeos de performances simples em produções empolgantes e dinâmicas, garantindo que eles aproveitem ao máximo a ampla gama de recursos que LEGO VIDIYO tem a oferecer por meio de novos BeatBits exclusivos.

Escrito por Rafa Ventura

Sabrina Carpenter assina com Island Records

Sabrina Carpenter assina com Island Records

Gretchen surge sem mega hair: “Meu cabelo de verdade”