Connect with us

O que está procurando?

#Nacional

Legião Urbana: vídeo de Renato Russo nos anos 90 falando sobre conservadorismo viraliza na internet

“É pra falar contra o fascismo mesmo”
Foto: Arquivo

Um vídeo de Renato Russo de 1994 falando sobre ideias conservadoras na época ganhou as redes sociais nos últimos dias. Apesar de ter mais de 30 anos, o discurso do eterno vocalista da Legião Urbana se encaixa no momento atual da sociedade, que enfrenta o aumento de uma nova onda fascista (assista no fim da matéria).

LEIA MAIS:
Legião Urbana: filho de Renato Russo pede que TikTok exclua vídeos de direita com “Que País É Este?”
Madonna homenageia Cazuza, Renato Russo e outras vítimas da AIDS em show em Copacabana
Primeiro álbum solo de Renato Russo após o Legião Urbana, é lançado em vinil duplo

No registro, Renato deixa claro que, para ele, é importante se posicionar e faz um lembrete para quem pede o retorno dos militares no poder.

“É pra falar contra o fascismo mesmo, eu acho que a grande imprensa tá vacilando, tá pisando na bola, entendeu. Têm jornais grandes aqui do Rio de Janeiro, sabe, dando páginas inteiras para fascista. São sexistas, são intolerantes, são idiotas. O problema é que são idiotas com ideologia e, de repente, assim eu como pessoa, como indivíduo e como artista, eu achei que, pelo menos para eu manter a minha consciência tranquila, seria legal dar uma resposta a isso. E tem gente aqui no Brasil que tá com esses papos… ‘ah não, os militares têm que voltar’. Imagina, isso é uma coisa que aconteceu há menos de 10 anos atrás, a gente tinha militar no poder. Será que esse povo esqueceu, sabe, será que eles esqueceram, sabe, que nós esquecemos, como é ruim não ter liberdade”

Ele continuou a reflexão, citando representantes políticos da época. “É fascista sendo eleito na Inglaterra e é fascista sendo eleito na Rússia, aqui na América do Sul a gente já tem o Fujimori [ex-presidente do Peru], já tem um bando de babaca aqui do Brasil, não que a gente precise de um Fujimori, sabe, isso é muito complicado.”

“Acho que a base do fascismo e do preconceito e da intolerância é a falta de informação, sabe, porque qualquer pessoa que tem acesso à informação já pensa diferente, a pessoa que lê, por exemplo, sabe que existem pessoas que pensam e vivem de maneira diferente e que tem necessidades diferentes, que tem sensações diferentes e que não é por causa disso que essa pessoa vai ter de ser maltratado e tudo”, finaliza Renato Russo.

Destaques

#Internacional

Com show anunciado no Brasil, Lady Gaga coleciona hits no país. Confira quais músicas da cantora conquistaram os melhores certificados!

#Internacional

"Perfect Celebrity" está confirmada na tracklist do álbum "MAYHEM", que Lady Gaga lançará em março. Escute trecho!

#Internacional

Figurinha recorrente no Brasil, Christian Chávez, do RBD, desembarca no Rio de Janeiro para o Carnaval carioca.