in

Lauryn Hill é confirmada em festival de Belo Horizonte

Evento acontece em setembro!

Foto: Getty Images

Senhoras e senhores… Ela! No fim da noite de ontem (02), Lauryn Hill foi confirmada como uma das atrações da 10ª edição do Festival Planeta Brasil, de Belo Horizonte. O anúncio da participação da artista foi feito através de um vídeo, publicado nas redes sociais do evento. Com apenas 20 segundos de duração, ele conta com imagens de arquivo de outras apresentações da norte-americana, tudo isso ao som de “Ready or Not” e “Killing Me Softly With His Song“. Confira:

Leia mais:

A confirmação da vinda de Lauryn ao Brasil chega alguns dias após o jornalista José Norberto Flesch anunciar que a cantora será uma das atrações do Festival GRLS, em São Paulo. Contudo, até o momento o evento paulista ainda não se manifestou sobre tal informação. O Festival Planeta Brasil acontece nos dias 24 e 25 de setembro. 50 Cent e 2 Chainz também se apresentarão no evento.

Foto: Bennett Raglin / Getty Images

A última vez que Lauryn Hill cantou em terras brasileiras foi em 2019, num evento em celebração aos 20 anos do seu lendário álbum “The Miseducation of Lauryn Hill“. Lançado em agosto de 1998, este foi o primeiro e único disco de estúdio de sua carreira. Com 16 faixas no total, o projeto conta com participações especiais do cantor D’Angelo, da cantora Mary J. Blige, e do guitarrista Carlos Santana. O álbum venceu cinco categorias do Grammy Awards em 1999, incluindo Álbum do Ano.

Lauryn Hill se torna a primeira rapper a ganhar disco de diamante

Lauryn Hill fez história ao tornar-se a primeira rapper a conquistar um disco de diamante nos Estados Unidos. Seu álbum de estreia, The Miseducation of Lauryn Hill, alcançou o status equivalente a 10 milhões de cópias vendidas no país e faz com que a artista se junte a (poucos) nomes da cena rap/hip hop como Eminem, 2Pac, Notorious B.I.G, 50 Cent, MC Hammer e Nelly.

Foto: Divulgação/Sony

O trabalho seminal foi inspirado por seu envolvimento com Rohan Marley e, por conseguinte, a gravidez de seu primeiro filho. Lançado em 25 de agosto de 1998, estreou direto na 1ª posição da Billboard 200 com 422 mil cópias vendidas e quebrou o recorde de “melhor debut feminino” até então. O álbum conta com participação de nomes como D’Angelo, Carlos Santana e Mary J. Blige.

O maior sucesso do álbum é “Doo Wop (That Thing)”, primeiro single do projeto e seu único número 1 na Billboard Hot 100. O álbum ainda gerou outros dois singles – “Ex-Factor” (21º lugar) e “Everything Is Everything” (35º lugar). Mas para além das posições nos charts mundo afora, são canções que permanecem na memória afetiva das pessoas por mais de duas décadas.

No MTV VMA de 1999, Lauryn Hill também sagrou-se a grande vencedora ao conquistar quatro dos cinco prêmios ao qual foi indicada: Clipe de r&b, Clipe Feminino, Direção de Arte e Clipe do Ano – todos por “Doo Wop (That Thing)”. E desde 2015, o álbum está incluso na Biblioteca do Congresso, no Registro Nacional de Gravações, um importante acervo de obras artísticas dos Estados Unidos.