in ,

Lauren Jauregui se manifesta contra o PL 490

Entrevista: Lauren Jauregui responde sobre outra música com Pabllo Vittar e feat. com Anitta
(Foto: Reprodução / Instagram @laurenjauregui)

Lauren Jauregui mostrou ser uma aliada na luta pelos direitos dos povos indígenas e pediu a não aprovação do projeto de lei 490, um projeto que existe desde 2007, mas foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça na tarde desta quarta-feira (23/06). A PL retira direitos dos povos indígenas sobre suas terras e é considerada um retrocesso de direitos humanos.

A cantora compartilhou um tweet da comunicadora e ativista indígena Alice Pataxó em que criticava a bancada ruralista e evangélica, principais entusiastas do projeto. “Isso é tão importante. Se você puder, use a hashtag (#PL40Não). Devemos proteger os povos indígenas e seus direitos às suas terras. São eles que as protegem e sabem como conviver com ela. Por favor, divulguem”, escreveu Lauren, com a hashtag.

PL 490

O PL, de forma resumida, permite que garimpeiros explorem terras indígenas, limita a demarcação desses territórios e ainda impende que esses povos consigam mais espaço. Ou seja, é uma forma de reduzir o direito dos indígenas sobre as terras que são suas por direito.

Para completar, indígenas de várias etnias estão há duas semanas se manifestando contra o PL 490, na frente do Congresso Nacional, em Brasília, e a resposta do estado, claro, tem sido a violência. Na última segunda-feira (22), os manifestantes foram atacados por policiais que tentavam interromper o protesto.

Nos últimos dias, vários artistas brasileiros se manifestaram contra o Projeto de Lei nas redes sociais: