O preconceito com as religiões de matriz africana foi a tônica de uma entrevista que Latino deu ao podcast “Flow”. O cantor tentou justificar a morte acidental de seu macaco Twelves, ocorrida em 2018, a um “trabalho” feito por alguém que queria matá-lo. Um show de intolerância religiosa que rendeu críticas e piadas dos internautas.
Na entrevista, o cantor contou sempre ter tido macacos desde que se entendia como artista. “Sempre fui um cara meio primata. Sempre gostei de macacos, bichos exóticos, natureza (…) Cheguei a ter um leão em casa. Eu ainda estava com a Kelly [Key] nessa época. Ganhei de uma fã que contou uma história doida sobre a mãe dele ter morrido. Criava no meu apartamento e os vizinhos ficaram assustados. Quase fui preso nessa época”.
Em determinado momento, os entrevistadores perguntaram sobre Twelves, seu macaco de estimação que foi atropelado dentro do condomínio em que sua família mora no Rio de Janeiro por um ônibus escolar em 2018.
“Dizem que foi macumba. Que os caras fizeram trabalho pra mim e o macaco foi no meu lugar. Quem conhece o mundo espiritual aí pode dizer melhor. É o que uma médium e um profeta me falaram. ‘Fizeram um bagulho pra tentar levar tua vida e ele pediu pra ir no teu lugar’. O macaco nunca saiu de casa, tomava café comigo, tinha uma vida como se fosse filho. Fiquei muito mal”, disse Latino durante a entrevista.
Um dos entrevistadores questionou Latino sobre sua crença no que a médium e o profeta tinham contado. “Eu acredito nesses bagulhos porque sou um cara muito espiritualizado. Faço uma célula evangélica lá em casa para me comunicar com Deus (…) Eu sou um cara muito agnóstico. Acredito em todas as crenças, desde que elas levem a Deus. Eu tenho Deus dentro de mim que aflora se eu estiver em oração, em comunhão ou pregando”.
Contudo, vale ressaltar que Latino errou o conceito de “agnóstico”, que é uma pessoa que afirma o desconhecimento sobre os deuses, e não reivindica saber se existem ou não. E o cantor volta a proferir palavras em tom de preconceito às religiões de matriz africana e prova seu total desconhecimento:
“Nessa parada de centro espírita, nesse bagulho de macumba, os caras fazem trabalhos pesados pra infernizar a vida do outro. E aí fizeram um trabalho, sei lá, de ebó… Sei lá que porra que chama essa merda de ‘macumbaria’. Eu não acredito nessa porra. Acredito que o mal está na gente (…) Ficar falando da vida alheia. A gente vê muito no meio artístico”, completou Latino.
Veja partes da entrevista:
Contudo, os internautas não deixaram barato e deixaram sua impressão acerca da fala problemática de Latino. Sobretudo após uma publicação do humorista Yuri Marçal:
as vezes não, Latino pic.twitter.com/1xZe925AmF
— Jesus (@YuriMarcal) April 15, 2021
O Latino saiu de casa e foi bum podcast dizer que fizeram macumba pra ele.
Pô.
O LATINO…
Quem que vai cortar pra Latino parsa?
Nego não corta pro Bolsonaro e vai cortar pra Latino?
Para aí só um pouquinho.— zudizilla – Loading (@zudizilla) April 15, 2021
me admira agora alguém fazer macumba pro latino okspkspokspok
— Relógio do BEN10 (@vnz_vini) April 15, 2021
eu fico chocada como as pessoas tem a facilidade de associar sua incompetência á macumba. queria saber quem ia perder tempo e dinheiro fazendo trabalho p Latino?
— lixo (@yescarolinda) April 15, 2021
Latino um fudido sem talento que nem pensão paga da filha dizendo que fizeram macumba pra ele
KKKKKKKMKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK— (@yas_sccp) April 15, 2021
É sério que o latino foi no flow e disse que "fizeram macumba" pra familia dele? Sério? Que desserviço hein amigão.. quase 60 anos e nao cresce.. que legal de ver né
— GabiP3rsona ️ (@Gabi_S_Marino) April 15, 2021
Acordei estressada fml, acabei de ver o vídeo do Latino falando sobre Macumba.
Gente sério, estamos em 2021…e tem gente sem noção que fala isso pqp, to cansada de escutar esse tipo de comentário. Ninguém tem ideia do quanto ja sofri por isso e outras pessoas tbm
— Trovãozinho ❤ (@lauh_souzinha) April 15, 2021