Pelo segundo ano, as cantoras baianas Larissa Luz, Luedji Luana e Xênia França unem forças no Trio Respeita As Minas, que leva para festa a conscientização sobre o respeito ao corpo das mulheres em sua diversidade, no carnaval de Salvador. O desfile sem cordas acontecerá no dia 22 de fevereiro, às 23h, no Circuito Barra-Ondina, puxado pela Aya Bass.
Larissa Luz também é a diretora artística do projeto e conta que as Aya Bass reverenciarão as cantoras negras de todo o Brasil. “Vamos fazer um repertório que prestará uma homenagem a vozes negras femininas de diferentes gerações, estados, referências estéticas. Vamos explorar um universo vasto da música negra feita por mulheres, que vão desde Beyoncé ao Ilê Aiyê, passando por Dona Onete, Elza Soares, Alcione, Lecy Brandão, Ludmilla, MC Carol”, conta.
O “Respeita As Minas” coloca no centro da discussão do carnaval a questão do assédio sexual, bastante frequente nesta época do ano no carnaval. Juntamente com a saída do trio, uma série de materiais educativos sobre o enfrentamento a violência contra a mulher serão distribuídos, conscientizando sobre assédio e o cultivo de posturas amigáveis no ambiente da festa, onde há expressão da sexualidade e do afeto, sem precisar evocar o uso força ou causar constrangimento.
Lembrando sempre que violência contra as mulheres é crime!