Lady GaGa é possivelmente a pessoa mais famosa da internet atualmente. Com mais de 50 milhões de amigos no Facebook e mais de 27 milhões de seguidores no Twitter, GaGa pode ser considerada a rainha das mídias sociais.
Mas isso não parece ser o suficiente para a cantora, explica o jornalista Neal Pollack para a revista Wired. Segundo ele, GaGa está envolvida na construção de uma nova plataforma de mídia social que une Twitter, YouTube, Facebook e outros serviços em um só lugar.
“‘Backplane’ não é apenas mais um website. É uma forma de combinar diferentes instrumentos de mídia social em uma só plataforma que poderá mudar completamente a economia de Hollywood. Os lucros que antes iam para as corporações irão para os artistas”, explicou Neal.
Troy Carter, empresário de Lady GaGa, afirmou que, no momento, não há muito o que se falar sobre o projeto, mas ele espera usar o “Backplane” em breve para vender ingressos, música, vídeos e outros produtos de Lady GaGa, mas também para criar perfis completos de quem está ouvindo o que, com que frequência, e porque.
A ideia do “Backplane” não é de apenas vender música, mas sim de pegar uma marca e criar companhias e outras marcas ao redor dela.
Espera-se até que Lady GaGa, mesmo com um contrato com a Universal Records, possa vender suas músicas pelo site “Backplane”.
Atualmente GaGa já possui sua própria rede social, que pode ser acessada pelo endereço www.littlemonsters.com, e que foi construída utilizando a plataforma “Backplane”.