Há cerca de uma semana, por meio do programa do apresentador Larry King, Lady GaGa revelava ao mundo: “Meu exame para o lúpus deu positivo”.
A tia de Lady GaGa, Joanne, faleceu por causa do lúpus – a doença está presente na família da cantora. A explicação para isso é que, segundo os médicos, alguns fatores hereditários podem ser umas das causas do problema. O lúpus é famoso por acontecer justamente dentro de famílias. O gene responsável pela doença, no entanto, ainda não foi encontrado pelos estudiosos.
Além da predisposição genética, o lúpus também pode ser causado por fatores ambientais (como infecções, medicamentos, e exposição a raios ultravioleta) e até por estresse. Ocorre de 10 a 15 vezes mais em mulheres do que em homens.
Mas o que é o lúpus? O lúpus é uma doença crônica, auto-imune, que causa várias inflamações pelo corpo. Essas inflamações ocorrem especialmente na pele, sangue, rins e nas juntas. Nas doenças auto-imunes, o organismo não consegue diferenciar corpos estranhos de suas próprias células. Dessa forma, passa a direcionar anti-corpos para o próprio organismo – ou seja, o corpo passa a “combater” tecidos do próprio corpo.
Alguns dos sintomas do lúpus são erupções nas bochechas, manchas vermelhas na pele, reações à luz do sol com feridas na pele, feridas na boca e no nariz, artrite e vários outros. O cansaço também é um dos sintomas da doença – isso explicaria a fadiga excessiva que levou GaGa a ser hospitalizada algumas vezes, e até a cancelar alguns shows. Apesar de dizer que “ainda não tem sintomas”, Lady GaGa já foi fotografada com feridas no rosto.
Organizadores da turnê da cantora dizem que, no entanto, as feridas são resultado do calor, do cansaço e da desidratação. Segundo a cantora, as hospitalizações passadas ocorreram pela exaustão causada pela grande quantidade de compromissos e shows.
O lúpus é uma doença incurável, mas há tratamento para reduzir a dor e os danos ao organismo, prevenir o ataque de sintomas e acalmar o sistema imunológico. Com a utilização de medicamentos específicos, pessoas com lúpus podem levar uma vida normal. Felizmente, Lady GaGa parece estar vivendo essa normalidade. “Estou bem”, disse a cantora, a Larry King. “Não tenho sintomas da doença, mas preciso me cuidar bem”.