Um dos maiores sucessos da dramaturgia brasileira está de volta no “Vale a Pena Ver de Novo“. A novela “Laços de Família” marcou época! Abordando um triângulo amoroso envolvendo mãe e filha e a cena antológica de Camila (Carolina Dieckmann) raspando o cabelo ao som de “Love By Grace“, música de Lara Fabian, lançada em 2000, 20 anos depois a história ainda é muito presente na memória de muita gente.
Além dessa canção, a trilha sonora conta com clássicos da MPB, bossa nova, mas principalmente, entre as músicas internacionais, eram grandes hits daquele momento, como a faixa “Save Me”, do fenômeno teen Hanson e “Man! I Feel Like a Woman”, de Shania Twain, “Spanish Guitar”, de Toni Braxton e “Love By Grace”, de Lara Fabian que se transformou uma música que faz parte da história da dramaturgia no Brasil”
Samba de Verão (Caetano Veloso) – tema de Helena (Vera Fischer) e Edu (Reynaldo Gianecchini)
O folhetim começa em dezembro de 1999. Helena é uma empresária e sócia de uma clínica de estética que sofre um leve acidente de carro, cujo outro envolvido é Edu, médico recém-formado. A partir daí eles são socorridos e se apaixonam. No entanto, Camila (Carolina Dieckmann), filha de Helena, também se apaixona pele médico.
No velho Leblon de Manoel Carlos, para ilustrar o romance “tropical” entre o casal, nada melhor do que um samba! E quem dava voz a esse “Samba de Verão” era Caetano Veloso!
Save Me (Hanson) – tema de Camila (Carolina Dieckmann) e Edu (Reynaldo Gianecchini)
Helena tem dois filhos: Fred (Luigi Baricelli), o mais velho, engenheiro desempregado que se casou com Clara (Regiane Alves) e Camila estuda literatura em Oxford, na Inglaterra. Ela conhece Edu em uma viagem ao Japão, que vai junto com Helena para visitá-la. Na volta ao Brasil, ela desenvolve um forte laço de amizade com Edu, pois os dois têm a mesma idade e os mesmos interesses.
Para ilustrar esse amor “proibido”, a música do casal era “Save Me”, clássico do trio Hanson, que virou uma grande febre entre as adolescentes da época.
Love By Grace (Lara Fabian) – tema de Camila (Carolina Dieckmann)
Após certo tempo, Camila e Edu descobrem que estão apaixonados. Quando Helena vê que seu namorado está encantado por sua filha, se afasta, para que ele e Camila sejam felizes. Em determinado momento da trama, Camila é diagnosticada com leucemia e precisa raspar o cabelo.
A cena que isso acontece se tornou uma das mais célebres da história da TV brasileira e estimulou a doação de médula óssea em todo o pais.
Além da emoção expressa pela personagem por ver o seu cabelo caindo, o destaque total da cena foi a música “Love By Grace”, de Lara Fabian, que tocou por mais de um minuto na cena. A canção se tornou uma das músicas mais tocadas nas rádios AM/FM de todo o Brasil e Lara Fabian até veio ao país conhecer Carolina Dieckmann.
Man! I Feel Like a Woman! (Shania Twain) – tema de Cíntia (Helena Ranaldi) e Íris (Deborah Secco)
Íris (Deborah Secco) é meia-irmã de Helena e não se conforma com o romance de Edu e Camila. Ela sempre diz que a filha “roubou” o namorado da mãe, armando para tentar separá-los. Íris é apaixonada por Pedro (José Mayer), que não a leva a sério. Nesse contexto surge Cíntia, uma veterinária empoderada, que não tolera as opiniões machistas de Pedro.
Para ilustrar esse poder feminino, nada melhor do que a icônica “Man, I Feel Like a Woman”, de Shania Twain, para mostrar que desde o início dos anos 2000, as mulheres não toleravam mais a visão de seres “frágeis” e com nível intelectual menor. As duas personagens mostravam a força das mulheres em diferentes idades.
Spanish Guitar (Toni Braxton) – tema de Fred (Luigi Baricelli) e Capitu (Giovanna Antonelli)
Capitu (Giovanna Antonelli) é uma estudante universitária e garota de programa. Ela reencontra Fred (Luigi Baricelli), seu ex-namorado que não via há algum tempo e se envolve novamente com ele, mesmo ele ainda estando em um relacionamento fracassado. Apaixonada por Fred, ela decide parar de se prostituir para viver com ele. No entanto, um ex-cliente vive perseguindo Capitu.
Como pano de fundo dessa trama, a sensualíssima música “Spanish Guitar”, deu o tom de paixão e mistério que marcavam a química entre os dois.