O grupo Pophouse Entertainment acaba de comprar os direitos de imagem e semelhança, marca e catálogo da banda de rock KISS. A informação foi confirmada pelo grupo de investimento em propriedade intelectual. Segundo os jornais Bloomberg e Associated Press, o valor estimado do contrato ultrapassa R$1,5 bilhão.
LEIA MAIS:
- KISS anuncia imortalidade por meio de avatar digital
- ABBA Voyage tem impacto econômico de mais de R$ 1,9 bi em Londres no seu 1º ano
- Bad Bunny x YouTuber: advogada analisa caso e esclarece diferenças entre Copyright e Direitos Autorais
- Charli XCX recebe prêmio de Impacto Global da Associação Americana de Compositores
O contrato de compra da marca, catálogo musical e propriedade intelectual também cobre a divisão de receita sobre os direitos editoriais e dos fonogramas, repartido entre os membros da banda, que tem 50 anos de carreira.
“Já temos vários planos em desenvolvimento, como o show de avatares, um filme biográfico e uma experiência temática KISS. O futuro não poderia ser mais emocionante”, declara Gene Simmons, baixista e co-fundador da KISS.
O grupo Pophouse está por trás dos investimentos feito no projeto ABBA Voyage, concertos com avatares da banda sueca iniciada nos anos 1970. Em dezembro dezembro de 2023, a participação da banda KISS no ABBA Voyage já havia sido anunciada pelo grupo de investimento em entretenimento.
“KISS é uma das bandas mais reconhecidas e icônicas da história da música. […] A nossa missão é cumprir com a missão de torná-la imortal e permitir que as novas gerações descubram e façam parte da jornada do KISS e levem-na adiante. Com a ajuda da energia dos fãs, da banda, da nossa experiência e criatividade, faremos isso acontecer”, afirma Johan Lagerlöf, Head of Investment do Pophouse.
No pronunciamento oficial, o Pophouse afirma que a intenção é desenvolver novos produtos do KISS, com objetivo de alcançar novos e antigos fãs. A empresa confirma que criará avatares digitais dos integrantes, como anunciado no fim de 2023, durante o show da banda no Madison Square Garden, em Nova York. O lançamento está previsto para 2023.
O contrato com a banda KISS é o segundo investimento do Pophouse em catálogos musicais fora da Suécia. O primeiro investimento fora do país foi feito no catálogo de Cyndi Lauper. Em sua sede, o Pophouse já adquiriu os catálogo de Avicii e Swedish House Mafia.
“O KISS vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo e, ao longo de sua carreira de 50 anos, continuou a expandir os limites da cultura popular. Salvaguardaremos e enriqueceremos este legado através de futuros empreendimentos globais, dando nova vida aos seus personagens e personas, ao mesmo tempo que alavancamos e elevamos o mundo visual do KISS”, explica Per Sundin, CEO do Pophouse.