Kim Kardashian está em Paris, na França, para a semana de alta-costura e deu o que falar no desfile da grife Jean-Paul Gaultier — só que não por um bom motivo. A empresária e sua filha North, de nove anos, foram acusadas de apropriação cultural por usar um piercing no nariz que tem significado religioso.
Na região, o acessório é conhecido como “nath” e tem um grande peso para a cultura indiana. Isso porque as famílias usam o piercing no nariz para mostrar que as filhas, assim que atingem a puberdade, estão prontas para o casamento. Além disso, o acessório tornou-se comum para noivas no dia de seus casamentos e, quanto mais elaborada a joia, mais rica pareceria.
Nesse sentido, o uso feito por Kim Kardashian e sua filha foi abordado pelo jornal The National News, dos Emirados Árabes. A matéria questiona justamente se elas estariam se apropriando do visual.
Já nas redes sociais, muitos internautas se manifestaram contra, declarando que a empresária deveria ser processada pela atitude. “A Kim K usando nath e ainda botou na filha também, alguém processa essa mulher por apropriação cultural, pelo amor de Deus”, escreveram no Twitter.
a kim k usando nath e ainda botou na filha também, alguém processa essa mulher por apropriação cultural pelo amor de deus
— calorine (@plasticcarou) July 6, 2022
Outra pessoa declarou: “Os acessórios que Kim Kardashian está usando são muito similares a joias tribais indianas e a joias de outras culturas tribais. Ela está tentando ocidentalizar o kada e o nath, tipicamente usados por mulheres Desi [da região da Índia, Paquistão e Bangladesh] ao longo dos séculos, como se fosse uma nova moda chique”.
The accessories Kim Kardashian is wearing here are very similar to Indian tribal jewellery, also other tribal cultures. Not her trying to westernise kada & nath typically worn by Desi women over the centuries like some new fancy fashion. Appropriation much? pic.twitter.com/tzIKRxJ6k9
— Divisha (@abooktrotter) July 6, 2022
Claro que teve gente que não viu problema, alegando que muitas pessoas usam piercing no nariz como acessório. De qualquer forma, representantes da empresária não se manifestaram sobre a acusação até o fechamento desta matéria.