in , , ,

Kenya Sade sobre estreia no Lollapalooza 2023: “Mais representatividade para a tela”

A especialista musical é um dos nomes responsáveis pela cobertura do festival pela Globo

Kenya Sade sobre estreia no Lollapalooza 2023: "Mais representatividade para a tela"
Kenya Sade. (Foto: Ju Coutinho/Divulgação Multishow)

O Lollapalooza Brasil 2023 já começou e, além de assistir ao vivo, o público pode ver os shows através da transmissão especial realizada pelos canais Globo. Para isso, a emissora escalou a especialista musical Kenya Sade para atuar ao lado de Ana Clara nos destaques da festival, além de participar das transmissões dos três dias de muita música.

> Siga o OMG! no Instagram para acompanhar o mundo das celebs, reality shows e memes

Kenya Sade sobre estreia no Lollapalooza 2023: "Mais representatividade para a tela"
Kenya Sade estará ao lado de Ana Clara na transmissão da emissora. (Foto: Ju Coutinho/Divulgação Multishow)

LEIA MAIS:

Em entrevista ao POPlineKenya Sade revelou como funciona a preparação para a cobertura do Lollapalooza. “Algumas semanas antes de fazer o Lollapalooza, nós recebemos uma apostila com os principais pontos de cada artista, com o que é mais relevante para a transmissão”, comentou.

“Apesar de sabermos a discografia, a história e origem do artista têm coisas que às vezes não são tão relevantes para o público. Nós precisamos pensar em ser muito mais abrangentes no sentido de que vão ter pessoas assistindo que não fazem ideia de quem é a banda, ao mesmo tempo que temos os fãs também”, acrescentou.

Na defininação de assuntos sobre os artistas de maior interesse do público, alguns pontos são destacados. “Sempre trazemos o fato se o artista está no Brasil pela primeira vez, o estilo de música, explicamos para o público quem é aquele artista minimamente e a partir disso ir afunilando com informações mais relevantes e mais técnicas, explicou.

Kenya, no entanto, gosta de começar a se preparar para os festivais logo qundo sai o line-up. Para isso, ela gosta de analisar a carreira de cada artistas, além de ficar de olhos nas notícias mais quentes sobre cada um deles. “Esse estudo acontece um ou dois meses antes do show, de forma muito leve, assistindo os shows e estudando o que artista está falando e fazendo, disse ela.

A repórter, inclusive, está animada para asssitir os shows de Lil Nas X, Rosalia, Kali Uchis, Billie Eilish, entre outros nomes que estarão dentro dos mais de 160 shows que acontecerão no Lollapalooza.

Dez anos de Lollapalooza: Kenya Sade elogia diversidade no line-up

Enquanto uma mulher negra, Kenya Sade pôde perceber uma evolução desde a primeira edição do Lollapalooza, um festival americano, em terras brasileiras. “Ele começou com uma pegada mais rock e indie rock, mas vem mudando ao longo do tempo e atualmente é um festival quase que majoritariamente pop, pontuou.

Além dos ritmos, o festival também ganhou camadas de diversidade em seu line-up, fator que Kenya comemora com orgulho. “Vejo uma presença maior de mulheres no line-up e artistas pretos, acho que é uma vitória conquistada”, disse ela.

“Nos últimos anos, o mundo inteiro tem falado sobre representatividade e da importância das pessoas se verem representadas e eu acredito que no universo da música isso não é diferente. As pessoas querem se sentir representadas também e ter ali os artistas que antes eram invisibilizados, e agora têm mais espaço dentro do palco”, acrescentou.

Kenya, inclusive, relembrou o show da Ludmilla no Rock in Rio para reforçar a necessidade de line-ups com maior diversidade nos festivais. “Aqui no Lollapalooza ela é um dos grandes nomes, é considerada uma headliner – ainda que ela não seja o último show do dia – justamente por essa importância”, explicou.

Vemos a ascensão das pessoas pretas acontecendo junto com a desses ritmos que foram marginalizados como é o caso do funk e do rap. Eu fico muito feliz com esses espaços que esses artistas pretos têm ganhado nos lines e também o espaço que ritmos têm ganhado.”, pontuou.

No entanto, essa diversidade, de acordo com Kenya, ainda precisa chegar ao público. “Acredito que ainda falta democratizar a venda de ingressos porque nós sabemos que, infelizmente, a maioria da população negra não tem dinheiro para arcar com o valor do ingresso, comentou.

A especialista musical ainda aproveitou a oportunidade de sugerir o seu line-up do festival dos sonhos. Para ela, Lizzo, Beyoncé e a banda Sade não podem faltar na lista de apresentações. Será que veremos esses nomes pelo Brasil em breve?

Lollapalooza Brasil 2023 é no POPline!

POPline prepara uma cobertura em tempo real durante o fim de semana em que acontece o festival – entre os dias 24 e 26 de março. Conteúdos diversos serão postados nas redes sociais – como InstagramTikTok Twitter – e no site, ou seja, entretenimento não vai faltar!

Lollapalooza Brasil 2023 dominará o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com shows dos headliners Billie EilishLil Nas XTwenty One PilotsTame ImpalaDrake e Rosalía. Vale dizer que o Brasil também será bem representado nos palcos espalhados pelo espaço de Interlagos. Nesta edição, AnavitóriaTássia ReisLudmillaPedro SampaioCarol BiazinPittyFilipe RetOs Paralamas do Sucesso e L7NNON são alguns dos nomes que levarão o ritmo brasileiro para o festival.

Por aqui, você já encontra informações essenciais sobre o que levar e como chegar no Lollapalooza, confere dicas exclusivas caso este seja seu primeiro festival e, de quebra, fica por dentro de toda programação e seus horários!