Não é de hoje que parte da classe artística está unida em prol da preservação da Amazônia. E nesta terça-feira (20/04), um grupo de artistas 36 artistas, entre brasileiros e norte-americanos, enviou uma carta conjunta endereçada ao presidente dos EUA, Joe Biden, pedindo que não assine nenhum acordo climático com o governo brasileiro antes de uma redução real no desmatamento.
O documento é assinado por cantores consagrados como Caetano Veloso, Katy Perry, Gilberto Gil, Roger Waters, Maria Gadú, Fernanda Abreu, Marisa Monte, além dos atores Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Sônia Braga, Orlando Bloom, entre outros.
“Desde que Bolsonaro assumiu o cargo em janeiro de 2019, a legislação ambiental foi sistematicamente enfraquecida e as taxas de desmatamento triplicaram. As terras indígenas, que são as mais protegidas da Amazônia, foram invadidas, desmatadas e queimadas impunemente. Os direitos dos povos indígenas, guardiões da floresta, foram violados por Bolsonaro e seu governo”, diz trecho do documento enviado nesta terça.
A manifestação surge após o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, ter enviado uma carta a Biden, na última quarta-feira, comprometendo-se a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. Os artistas protestam, e acham o prazo muito longo.
Antes do envio da carta aos EUA, vários dos artistas que assinam o documento participaram de campanha nas redes para pressionado o governo norte-americano. Em um vídeo curto, de cerca de 1 minuto, pedem a Biden que “não confie em Bolsonaro”.
Would you pay Donald Trump to protect the Amazon? @joebiden and @climateenvoy are about to do worse than that. The US gov is negotiating behind closed doors an agreement with @jairbolsonaro to pass on billions to the forest’s worst enemy. Biden must choose: #AmazonOrBolsonaro pic.twitter.com/kB2CVVvmya
— Observatório do Clima, 19 anos (@obsclima) April 12, 2021