A colombiana Karol G tem dado uma mancada atrás da outra quando se trata do combate ao racismo. Muito criticada, a cantora de reggaeton teve que vir a público pedir desculpas. “Eu estava errada e peço desculpas. Quero deixar claro que minhas intenções eram corretas”, escreveu.
(Foto: Divulgação)
Primeiro, Karol G caiu no clichê de que “todas as vidas importam” e depois ela postou a foto de um cachorro preto e branco pra tratar do movimento Black Lives Matter (Vidas Pretas Importam). Ela disse que o cão era “o exemplo perfeito de que o branco e o negro ficam lindos juntos”. Agora, Karol G comenta que ainda está aprendendo e se educando quanto ao seu lugar na luta antirracista.
(Foto: Twitter)
Em carta aberta, Karol G explicou que queria dizer que o “racismo é terrível” e que não pode compreendê-lo. “Existe uma única raça e essa é a humana. Eu reconheço que a maneira que me expressei não era correta. Eu apoio Black Lives Matter. Em nenhuma circunstância, alguém deveria vivenciar uma opressão sistemática por causa da cor de sua pele ou por pertencer a uma minoria. Eu apoio os protestos e as ações que acontecem para parar a brutalidade policial e o racismo”, escreveu.
Mesmo a carta gerou alguma controvérsia. Quando Karol Diz que “existe uma única raça e essa é a humana”, muitas pessoas entendem que ela não está reconhecendo, de fato, as diversas etnias e o racismo ao qual os negros são submetidos há séculos. Sobre isso, ela também se pronunciou. “Não sei a quem ocorreu de dividir a sociedade por ‘raças’. Você não tem um amigo branco, um primo negro ou um companheiro caucassiano. Você tem um amigo, um primo e um companheiro. Dane-se”, twittou.
No se a quien se le ocurrió dividir a la sociedad por “Razas” Usted no tiene un amigo blanco, un primo negro o un compañero caucásico. Usted tiene un amigo, un primo y un compañero. Fuck that 🖕🏽