As ambições políticas de Kanye West não terminaram. Depois de anunciar que não concorreria mais à Presidência dos Estados Unidos, a estrela do hip-hop se qualificou na Comissão Federal de Eleições para comparecer à votação presidencial pelo estado de Oklahoma, de acordo com informações da agência de notícias Associated Press .
West teria cumprido o prazo para uma vaga na votação presidencial do estado ainda em novembro do ano passado. Na ocasião, ele pagou US$ 35 mil pela inscrição, segundo um porta-voz do Conselho de Eleições em Oklahoma.
LEIA MAIS
>>> Kanye West afirma ser antiaborto e desacredita na vacina contra o Covid-19: “É a marca da besta”
>>> Depois da candidatura de Kanye West, fãs querem Taylor Swift para presidente dos Estados Unidos
>>> Kanye West lança nova música com Travis Scott, clipe tem imagens dos protestos antirracistas
A campanha do Ocidente, região que fica Oklahoma, entregou nesta quarta-feira (15) uma “Declaração de Organização” para a Comissão Federal de Eleições afirmando que sua equipe atuaria na campanha de uma candidatura local, mas não revelou o nome do candidato. Com isso, permanece a dúvida se Kanye West continuará sua campanha pela Casa Branca.
Anúncio da candidatura
Há uma semana, Kanye West anunciou sua candidatura à presidência dos Estados Unidos. Pelo Twitter, ele disse que entraria na disputa.
“Agora precisamos cumprir a promessa da América confiando em Deus, unificando nossa visão e construindo nosso futuro. Estou concorrendo à presidência dos Estados Unidos”, publicou o rapper americano no Twitter, acrescentando um emoji da bandeira americana e a hashtag “#2020VISION”.
Mas para conseguir sair como candidato independente, West precisa reunir um número de assinaturas de apoio, que varia conforme o estado e ele tem um prazo curto para isso.
Em uma entrevista publicada na Forbes, West fez uma promessa pré-eleitoral incomum. Ele disse que se vencesse a eleição, faria da Casa Branca algo parecido com Wakanda, nação do filme “Pantera Negra”.
Desempenho nas pesquisas
O anúncio da candidatura de Kanye West à Presidência dos Estados Unidos não animou o eleitorado americano. O resultado da primeira pesquisa que considerou o rapper como um possível candidato mostra que ele tem apenas 2% das intenções de votos. O candidato demcrata, Joe Biden, segue na liderança da disputa, com 48% das intenções de voto.
A pesquisa foi feita na semana passada, pela Redfield & Wilton Strategies – uma empresa de consultoria que faz estudos e pesquisas de mercado. Ao todo, 2 mil pessoas foram entrevistadas nos Estados Unidos. Dois cenários foram considerados: um sem Kanye West e outro com o rapper.
De acordo com o levantamento, Joe Biden lidera nos dois cenários, com 48% de vantagem. O pensamento de que Kanye poderia angariar o voto democrata, especialmente dos jovens e negros, não se concretizou. Pelo contrário: quando ele aparece na disputa, quem perde votos é o candidato republicano e atual presidente dos EUA, Donald Trump, que passa de 40% para 39%.
Candidatos dos partidos Libertário e Verde que também apareceram na pesquisa não estão pontuando muito mais do que o rapper – ambos também atingiram 2% e 1% cada, respectivamente.