Kanye West não se absteve de novas polêmicas e, na noite passada, fez uma provocação ao seu grande amigo Justin Bieber. O rapper se envolveu em uma controvérsia ao ofender a editora de moda global da Vogue Gabriella Karefa-Johnson, que havia feito críticas à nova coleção da Yeezy e ao desfile surpresa que apresentou uma camiseta com os escritos “White Lives Matter” (“Vidas Brancas Importam“) – em referência a um movimento de extrema-direita nos EUA.
LEIA MAIS:
- Filme sobre a vida real? Kanye West escolhe vencedor do Oscar para interpretar seu personagem
- Kanye West diz que “Black Lives Matter foi uma farsa”
- Taylor Swift pode ter música com Drake incluindo shade para Kanye West e Kim Kardashian
- Após encontro em Londres, Kanye West compartilha fotos de Bruna Marquezine
- Kanye West pede desculpas por ataques contra Kim Kardashian
Assim como Bella Hadid, Hailey Bieber saiu em defesa de Gabriella. A modelo escreveu em seu Instagram: “Meu respeito por você é profundo, minha amiga! conhecê-la é adorá-la e trabalhar com você é uma honra. A mais gentil. A mais talentoso. A mais divertida. A mais chique.”
West publicou uma captura de tela com uma notícia sobre a defesa de Hailey à editora. Nas redes sociais, em sua legenda caps-lock, Kanye perguntou sarcasticamente: “Espere, eu cancelado de novo? Justin [Bieber], por favor, me avise.”
Na mesma noite, algumas horas depois, o rapper fez uma outra publicação em que escreveu: “Quero que todos saibam que também houve moda esta semana. Houve uma coisa importante chamada Fashion Week que realmente durou um mês e havia algumas roupas muito bem feitas e superfaturadas sendo mostradas. Não se tratava apenas da minha camiseta de mudança de paradigma.”, declarou.
Ele voltou atrás no mesmo texto: “Nada aconteceu além da minha camiseta. Para os Arnaults que contratam qualquer um que trabalhasse para mim, lembrem-se que minha camiseta chamou toda a atenção (…) Aaaaaaa e aquelas botas que Gab estava usando eram fodas.”
Em seguida, deixou uma alfinetada em John Legend e Justin Bieber: “Mas tenho certeza que John Legend ainda quer um par. E Justin controle sua garota antes que eu fique bravo”. Na legenda da publicação, West escreveu: “Deus é amor”.
Polêmica com Black Lives Matter
O rapper vem sendo alvo de críticas após usar uma camiseta que dizia “White Lives Matter” (“Vidas brancas importam“). A peça foi incluída em um desfile surpresa da Yeezy, coleção de roupas do rapper, na última segunda-feira (3), durante a Semana de Moda em Paris.
A camiseta ironizava o movimento “Black Lives Matter” (“Vidas pretas importam“). Embora alguns fãs, inicialmente, tenham achado que o artista estava brincando, o rapper reforçou sua posição nas redes sociais. “Todo mundo sabe que o ‘Black Lives Matter’ é uma farsa. Agora acabou. De nada!“, escreveu Ye.
O “White Lives Matter” originou-se em 2015, como uma “resposta racista ao movimento Black Lives Matter“, que foi estimulado por casos contínuos de brutalidade policial, segundo a ADL (via Complex).
Algumas instituições norte-americanas associam o WLM a um “grupo neonazista” reconhecido por organizar comícios e eventos nos últimos anos. Kanye West ainda intensificou as críticas as peças ao posar com a ativista conservadora Candace Owens em fotos publicadas nas redes sociais.
Nomes como Boosie Badazz e Jaden Smith criticaram o design. Jason Lee – nomeado chefe de mídia e parcerias de Ye – deixou o seu cargo e se manifestou contra a mudança.
“Eu amo Ye como pessoa e apoio a liberdade de expressão. Mas isso está iluminando os negros e fortalecendo a supremacia branca”, escreveu Lee no Instagram na terça-feira. “Não tenho certeza se ele ainda tem amigos para contar, mas isso é totalmente decepcionante.”, declarou Lee